O Centro de Referência de Saúde do Trabalhador (Cerest) promoveu na quinta-feira, 15 de dezembro, no Hotel Best Western, o I Encontro com Interlocutores em Saúde do Trabalhador e Vigilâncias. O evento reuniu representantes de 15 municípios da região atendidos no Centro.
Durante o evento, os interlocutores em Saúde do Trabalhador dos Municípios de abrangência do CEREST, apresentaram um estudo preliminar com os levantamentos iniciais dos municípios para mapeamento de riscos ocupacionais regionais; também foram abordados os seguintes temas “Ação dos Trabalhadores como Controle Social em Saúde do Trabalhador” e “Notificação e Investigação dos Acidentes de Trabalho”, além da apresentação preliminar do Plano Operativo 2012 de Ações do CEREST-OR. As discussões foram intermediadas pelo médico do trabalho, Vilton Raile.
A mesa de abertura do encontro, que foi definido pelos organizadores como um encontro de conhecimento, contou com a presença do coordenador técnico da Secretaria da Saúde de Osasco, Jair Matos, da diretora de Saúde Pública do Município de Osasco, Mirtes Aparecida Fabricanti; da diretora do GVE – Osasco (Grupo de Vigilância Epidemiológica), Maria Aparecida Zaparoli; da diretora GVS de Osasco (Grupo de Vigilância Sanitária), Lia Sakiko Nakaie; do presidente do Conselho Intersindical de Saúde e Seguridade Social de Osasco e Região (CISSOR), José Elias Góis; além da coordenadora do Cerest-OR, Soleny Oliveira Pereira.
Para o coordenador técnico, Jair Matos, o encontro tem como objetivo promover a aproximação dos interlocutores dos 15 municípios. “Estamos reforçando o caráter regional do Cerest, porque é preciso pensar a saúde como uma questão regional”, destacou.
Já Mirtes Fabricanti salientou a dedicação da equipe do Cerest e agradeceu o apoio de todos. “Hoje contamos com maior interação com os municípios, por isso vamos aproveitar esse momento importante para rever as ações para o ano de 2012”, frisou.
Satisfeita com os rumos do Cerest, a coordenadora Soleny Oliveira Pereira, falou sobre a importância do encontro. “Hoje, temos a oportunidade de nos conhecer melhor e de nos aproximar, esse é um momento de encontro e de conhecimento”, disse. “Sou a mais nova no Cerest, cheguei para ficar por dois meses, mas me apaixonei pelo trabalho. Tenho muito a agradecer, principalmente o apoio integral que temos recebido do secretário de Saúde, Gelso de Lima”, concluiu.