A Prefeitura de Osasco, por meio da Central de Atendimento 156, atingiu na manhã de terça-feira, 6 de março, a marca de 100 mil ligações. Com isso, desde o início das operações, em 4 de julho de 2011, a Central 156 se concentra no recebimento de um número crescente de ligações com o objetivo de melhor atender e ouvir as necessidades dos moradores de Osasco, bem como possibilitar a rápida resolução de problemas.
Segundo Sérgio Porto, gerente de projetos e responsável pela implantação da Central 156 em Osasco, “a qualidade do atendimento, aliada ao profissionalismo de todas as secretarias envolvidas neste projeto, faz com que a cidade se destaque como um lugar onde a população é ouvida e atendida de acordo com suas necessidades”, disse.
A Central 156 possui 42 atendentes divididos em três turnos de trabalho. O atendimento à população de Osasco acontece de segunda a sábado, das 7h às 21h. O principal objetivo dessa ferramenta é oferecer à população um canal de comunicação ágil para as solicitações de serviços e informações municipais, além de facilitar e tornar mais abrangente o trabalho das secretarias municipais. A Central opera em prédio próprio e todo o processo é informatizado e integrado com as secretarias.
O gerente de projetos ressaltou o funcionamento da ferramenta de transparência pública. “Grande parte das ligações recebidas na Central 156 são de pessoas que buscam informações sobre os serviços da prefeitura. Nesses casos, nosso atendente passa a informação solicitada sem que seja necessária a abertura e envio de um protocolo de solicitação para um órgão da prefeitura. Com isso, a comunicação entre munícipe e prefeitura é ainda mais ágil. Nos casos em que o munícipe solicita um determinado serviço, o atendente abre uma solicitação e envia ao órgão responsável por executar aquele serviço dentro de um prazo estipulado”, afirmou.
Sérgio assegura que antes da Central ser implantada foram realizados levantamentos de todos os serviços e informações de interesse público da cidade de Osasco para melhor atender ao munícipe. “Para isso, fizemos reuniões individuais com todos os secretários municipais e seus respectivos secretários-adjuntos. Eles aceitaram a ideia e indicaram as pessoas que seriam o que chamamos de RSO (Responsável pelo Serviço no Órgão). Essas pessoas são importantíssimas para o sucesso da empreitada, pois são os responsáveis por manter a Central 156 informada dos assuntos de interesse do público e também garantir que as solicitações, dúvidas e esclarecimentos da população sejam atendidos pela sua respectiva secretaria”, explicou.
O gerente destacou que as principais reivindicações da população na cidade são: poda de árvore, limpeza de boca-de-lobo, serviço de tapa-buraco, solicitação de implantação de lombadas, manutenção de praças e parques e informações como eventos realizados pela Prefeitura, como o projeto Osasco 50 anos, atividades culturais, além de dúvidas sobre educação e saúde pública. “Dependendo da quantidade de solicitações da população para um determinado serviço, as secretarias têm condições de fazer um trabalho mais específico e localizado para atender um maior número de munícipes, como vem acontecendo. A Central 156 tem como principal objetivo ser um canal de comunicação moderno e ágil entre a Prefeitura de Osasco e o seu munícipe”, detalhou.
Segundo o secretário de Administração de Osasco, Paulo Fiorilo, a iniciativa é importante porque cria uma poderosa ferramenta de diálogo e transparência dos serviços públicos junto à população. “Ao atingirmos as 100 mil ligações, a Prefeitura de Osasco disponibiliza um instrumento que se consolida, que é a Central 156. Esse mecanismo facilita o acesso do munícipe aos serviços públicos. A população tem um canal permanente de diálogo com o poder público. Essa medida democratiza as ações estratégicas de governabilidade, organiza as informações e dados recebidos e agiliza a tomada de decisões. A Prefeitura irá fortalecer cada vez mais esse serviço e ampliará o atendimento com informações que esta Central pode fornecer às pessoas pelo telefone 156. Esse é um ganho imensurável”, avaliou.
A Central 156 é um projeto de modernização da Prefeitura de Osasco, elaborado pela Secretaria de Administração e apoiado pela Secretaria de Finanças, que angariou recursos do governo federal e os disponibilizou por meio do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).
A Central funciona em parceria com o Instituto Curitiba de Informática (ICI), que gerencia a ferramenta de dados e informação e repassa às secretarias e aos gestores públicos. Os serviços de atendimento 156 fazem parte das metas de modernização da prestação dos serviços públicos previstas no Projeto Osasco 50 anos. Durante o ano de 2011, 1,6 mil servidores públicos de todos os setores municipais que trabalham diretamente com atendimento pessoal e telefônico passaram pelo curso “Excelência no atendimento ao público”, com o propósito de receber aperfeiçoamento profissional.