Celebrada mundialmente no dia 1º de dezembro, a luta contra a AIDS (sigla inglesa para a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) contou, em Osasco com uma série de atividades de caráter informativo, que foram intensificadas já no início de novembro.
Para conscientizar a população mais jovem a respeito da prevenção à AIDS e às demais doenças sexualmente transmissíveis (DST), a Secretaria de Saúde do município, por meio do Programa DST/AIDS, organizou a apresentação de uma peça de teatro sob o tema “Jovem sim, e daí”, com a Companhia Paulista de Arte. Tendo como público mais de 600 alunos das escolas estaduais do município, a trupe realizou duas apresentações no dia 5 de novembro, no auditório do Centro de Formação dos Profissionais da Educação de Osasco. As exibições foram seguidas de debates que contaram com ampla participação dos estudantes.
Nos dias 6 e 27 de novembro, a companhia fez ainda duas sessões de teatro de rua, apresentando a peça “Cobrindo a megera, de olho na fera”. Dessa vez o palco foi o Calçadão da rua Antônio Agu, em frente ao Osasco Plaza Shopping. O objetivo foi divulgar o tema e fazer chamadas para a campanha Fique Sabendo, que consiste na realização de testes de HIV/AIDS, e é promovida pelo Departamento Nacional e pelo programa Estadual de DTS/AIDS, com a participação de todos os municípios.
De acordo com o coordenador do Programa DST/AIDS, José Marcos Pereira Costa, Osasco acrescentou à campanha nacional a realização de exames para diagnosticar hepatite B e C e sífilis. Os testes foram realizados entre os dias 16 e 30 de novembro. As coletas aconteceram em sete Unidades Básicas de Saúde do Município e foram realizados cerca de 1300 testes. Embora seja acentuado durante o período da campanha, este serviço é realizado o ano todo no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da Policlínica Zona Sul, que fica na Rua da Saudade, 100, Jardim Bela Vista. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3699-8925.
Para celebrar os avanços no combate à AIDS, no dia 1º de dezembro, foi realizado um café da manhã com pacientes e funcionários do serviço de atendimento especializado de infectologia. Foram distribuídos, no calçadão da Rua Antonio Agu, folhetos informativos e aproximadamente 60 mil preservativos. Próximo dali, no Largo de Osasco, aconteceu um ato público que marcou a data, com um abraço simbólico celebrando a união contra a epidemia.
A panfletagem, que contou com parceria com entidades da sociedade civil, também aconteceu na estação de trens do Centro, em empresas e em outros pontos da cidade que contam com grande circulação de público. “As atividades foram ampliadas este ano e foi importante contarmos com parcerias. Precisamos manter ações de conscientização, principalmente junto ao público mais jovem, que não viveu o impacto do surgimento da doença. Osasco tem realizado muitas ações e não tem medido esforços no combate à AIDS”, disse o secretário de Saúde de Osasco, Gelso de Lima.
Fórum
Completando a agenda de atividades voltadas ao tema, nesta sexta, dia 4, acontece o “I Fórum DST/AIDS em Osasco”, evento fechado voltado a profissionais do setor. O encontro será realizado no Hotel Best Western Osasco, no Bela Vista e debaterá questões regionais dentro do conceito nacional.
O evento contará com duas mesas de debate, que abrangerão temas como as populações vulneráveis às DST/AIDS, o histórico e a função das casas de apoio, a doença junto ao público adolescente, às mulheres e aos travestis e transexuais. Haverá ainda apresentação do Plano de Ações e Metas (PAM) 2010 Osasco.