Origami é uma arte popular típica japonesa de dobradura, que vem desde 1600. Quem quiser saber mais sobre essa técnica, pode participar do 2º Orkontro – Encontro de Origamistas de Osasco, que vai acontecer uma vez por mês na Biblioteca Monteiro Lobato, da Secretaria de Cultura de Osasco. Em outubro, o evento, organizado por Edson Lopes da Silva, será realizado no dia 17, das 10 às 16 horas, no auditório.
O encontro vai lembrar a história de Sadako, que estava prestes a completar 2 anos de idade quando houve o ataque da bomba de Hiroshima, no Japão. Ao fugir, ela e sua família foram banhadas por chuva radioativa. Até os 12 anos, Sadako aparentava ser uma criança normal e saudável. Mas, assim como outras crianças de Hiroshima, começou a sentir-se mal. Foi internada e diagnosticada com leucemia, resultado dos efeitos da radiação. Em 3 de agosto de 1955, Chizuko Hamamoto, amiga de Sadako, em uma visita à companheira, contou a ela a lenda dos pássaros: se uma pessoa fizesse mil tsurus (garças), em origami, com o pensamento voltado ao seu desejo, teria bons resultados. Sadako resolveu fazer os mil pássaros. Mas, enfraquecida pela doença, não teve forças para terminar, falecendo em 25 de outubro do mesmo ano. Admirados por sua paciência e determinação antes da morte, os colegas de classe de Sadako terminaram de dobrar os pássaros que faltavam para que fossem enterrados com ela.
Além deste encontro, a biblioteca vai sediar a Oficina “Natal em Origami”, nos dias 19 e 26 de outubro. São 15 vagas e os interessados devem pagar uma taxa de ajuda de custo pelo material que será utilizado, de R$10, além de levar cola, tesoura e papel.
Serviço:
Encontro de Origamistas de Osasco
Dia 17 de outubro das 10h às 16h
Oficina de Origami – tema “Natal”
Dias 19 e 26 de outubro, das 9h às 11h
na Biblioteca Monteiro Lobato
Av. Marechal Rondon
Centro