Após intervenção da Prefeitura, Mecano Fabril continua em Osasco

A cidade de Osasco é reconhecida por ser um importante pólo industrial no Estado de São Paulo. Sua localização privilegiada atrai para o município grandes empresas, como é o caso da Mecano Fabril, líder no segmento de autopeças para toda a cadeia automotiva e para a indústria em geral. Com mais de 46 anos de atuação, a Mecano vem ocupando uma importante parcela no mercado nacional e internacional de montadoras e sistemistas, oferecendo tecnologia em grandes volumes de produção, graças aos modernos equipamentos da nossa fábrica.

Ocorre que, por conta de uma dívida com a massa falida do Banco Econômico, a Mecano estava prestes a fechar as portas. Por determinação da Justiça, a indústria, que fica em Presidente Altino, teria que entregar o imóvel em que está instalada no dia 9 de março, já livre de equipamentos, uma vez que as instalações haviam sido leiloadas e arrematadas por um investidor em Osasco.

Nessa ocasião, por intemérdio do Sindicato dos Metalúrgicos, a empresa conseguiu um novo prazo para desocupar o imóvel, o que permitiu também a reabertura das negociações com o atual proprietário. A intenção era convencer o investidor a alugar o imóvel à Mecano Fabril, e assim manter a fábrica funcionando normalmente na cidade. Para tanto, além do sindicato, o prefeito de Osasco, Emidio de Souza, também entrou nas negociações, que acabaram avançando de forma positiva e resultou no acordo, fechado na manhã de 13 de abril, que manterá a empresa no local. “Estou muito satisfeito em ter contribuído para que mais de 500 empregos fossem poupados na nossa cidade”, disse o prefeito.

O imóvel em questão possui área total de 49 mil m2, sendo 20 mil m2 de área construída.

Assembléia

Na tarde de segunda-feira, 16 de abril, o prefeito Emidio, acompanhado do deputado federal João Paulo Cunha, esteve na fábrica da Mecano Fabril para participar de uma assembléia que assegurou a decisão da Secretaria Estadual de Justiça de manter o presidente da empresa, Walter Strobel, como locatário do espaço pertencente ao empresário Francisco Souto, que é o dono dos galpões onde hoje funciona a fábrica.

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco, Jorge Nazareno Rodrigues, falou das dificuldades durante o processo de negociação. “Essa é a vitória do bom senso por parte da Polícia Militar, do Governo do Estado, da Prefeitura de Osasco e do Sindicato, que conduziram bem suas conversas até uma resolução positiva. Os dois próximos anos não serão fáceis para a Mecano Fabril, que deverá encontrar uma solução definitiva até o final do aluguel do espaço”, disse.

Já o presidente da Mecano Fabril, Walter Strobel, agradeceu ao Sindicato e a Prefeitura pelos esforços demandados em prol dos trabalhadores. “Minha luta hoje é por estarmos vivos, podermos trabalhar e cada trabalhador levar comida para dentro de casa”, disse.

O presidente da Câmara de Osasco, Aluísio Pinheiro, e o deputado estadual Marcos Martins, destacaram seus esforços no sentido de atenderem aos apelos dos trabalhadores e por eles optarem pelo diálogo antes de ações violentas. O secretário estadual de Empregos e Relações do Trabalho, Carlos Andreu Ortiz, lembrou-se do período em que atuava nas frentes sindicais na montadora da Ford, no bairro Ipiranga, em São Paulo, e disse ter, desde o início do movimento, procurado estar no mesmo lado dos trabalhadores em busca de seus direitos.

O deputado João Paulo, que trabalhou com Emidio como metalúrgico na antiga Braseixos, disse entender bem a situação dos trabalhadores. “O desemprego mexe com a honra. Os fatores fundamentais para o sucesso da ação foram: a união dos trabalhadores da Mecano e a tomada de decisões do Sindicato, dos demais órgãos e das entidades envolvidas. O companheiro Emidio se empenhou porque além de responsável como prefeito, a história dele carrega a marca de ficar ao lado dos trabalhadores e do povo”, ressaltou.

Por sua vez, o prefeito fez questão de salientar a importância da permanência do trabalho dos 500 funcionários e também a continuidade das atividades da Mecano Fabril como líder no segmento de autopeças para a cadeia automotiva e indústria em geral. “Já vi muita fábrica fechar por falta de encomenda, acúmulo de empréstimos e atrasos de pagamentos, mas no caso da Fabril é diferente já que a indústria automobilística no Brasil está a todo vapor e pronta para a alta produção. A Mecano não pode e não vai ficar de fora desse movimento. Pessoalmente, agradeço ao novo proprietário do espaço por entender que não se tratava de uma crise da empresa ou do mercado, mas de onde a Mecano deveria funcionar ou não e também da permanência dos empregos. A importância da manutenção do espaço é, sobretudo, valorizar os laços afetivos e as relações sociais criadas entre os funcionários da fábrica”, avaliou.

Participaram também da assembléia o secretário de Governo, Jorge Lapas; vereador Rubens Bastos; a coordenadora de Relações Internacionais da Prefeitura de Osasco, Gleides Sodré; o diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região, Gilberto Almazán; o primeiro vice-presidente do Sindicato, Carlos Aparício Clemente; a secretária geral, Mônica Veloso; dentre outras autoridades.

Além disso, verifique

Prefeitura de Osasco entrega Bases Comunitárias Móveis

Nesta quarta-feira, 5, às 11 horas, o prefeito de Osasco, Emidio de Souza, entrega para …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * O prazo está esgotado. Atualize o CAPTCHA.