Em 29 de outubro, cerca de 160 alunos e professores das escolas municipais Prof. Renato Fiúza Teles, Maestro Domingos Blasco, Benedicto Weschenfelder e Prof. Osvaldo Quirino navegaram pelo trecho metropolitano do rio Tietê. Essa atividade fez parte da premiação às instalações vencedoras do Programa Ciência Hoje de Apoio à Educação (PCHAE). A Mostra de Ciência realizada em 27 de setembro, no Centro de Formação dos Professores de Osasco, contou com a participação de 32 unidades escolares. Foram apresentadas experiências e vivências desenvolvidas por alunos, sob orientação de seus professores.
“Está muito interessante, nunca tinha visto o Rio Tietê tão de perto, ainda mais de dentro dele!”, disse João Vitor Pereira, 10 anos, aluno da Emef Maestro Domingos Blasco a bordo da embarcação Almirante do Lago. Surpresa também ficou a aluna Marcela Teixeira da Costa, 10 anos, da Emef Prof. Renato Fiúza Teles. “Como tem lixo jogado! As pessoas precisam mudar seus hábitos e se preocupar mais em saber para onde vai o que elas jogam fora de forma irresponsável.”
Para os professores, a experiência completa o trabalho desenvolvido dentro das escolas. “O curso é muito proveitoso. Os alunos tiveram oportunidade de enxergar e abordar as coisas por novos ângulos”, afirma a professora Lea Regina da Silva Ivanski, da Emef Benedito Weschenfelder.
O Programa Ciência Hoje de Apoio à Educação foi implantado pela Prefeitura Municipal de Osasco, através da Secretaria de Educação na rede municipal de ensino no ano passado, com o objetivo de elevar a qualidade social da educação, por meio da alfabetização científica. O resultado do ano passado pôde ser conferido em 2500 calendários de 2008, distribuídos nas escolas e departamentos da administração pública. O material traz uma coletânea de 13 ilustrações produzidas por alunos das 3ªs séries no ano de 2007. Os desenhos demonstram a relação das crianças com a natureza e o meio ambiente.
Mostra Ciência Hoje 2008
Este ano, o resultado do Programa Ciência Hoje foi demonstrado pelas vivências e experimentações realizadas por alunos de 4ª séries. As 32 instalações mostraram como os estudantes incorporaram as atividades científicas ao seu cotidiano, descortinando seu modo de entender o mundo, o seu bairro e sua comunidade, conforme relatou a aluna da CEMEI Maria Tarcilla Fornasaro Melli, Milena Ribeiro Barbosa. Ela conta que os alunos foram observar os animais que existiam no entorno da escola e encontraram aranhas, abelhas, lacraias, centopéias, tatus-bola, joaninhas, lagartixas, entre outros. Fotografaram, estudaram cada um e fizeram maquetes. “Em cima dessa pesquisa, aprendemos a valorizar o meio ambiente. Se matamos os animais não estamos só destruindo a natureza, mas acabando com a cadeia alimentar deles”, explicou a aluna da 4ª série C.
Responsável pela introdução do Programa na rede municipal de ensino, a secretária de Educação, professora Mazé Favarão, visitou as instalações e trocou experiências com os alunos, ressaltando que aprender depende exclusivamente de se perguntar por quê? “A escola que estamos construindo deve ajudar a encontrar as respostas. Nossa tarefa é oferecer as possibilidades de buscar as respostas. Por isso, incorporamos nas escolas o Ciência Hoje, o Projeto Lego, a distribuição de livros para os alunos”, ressaltou.
Em dois anos, o Programa atendeu 12 mil alunos, em 2007, e 11.120, em 2008, e foi responsável pela formação de 300 professores da terceira série, em 2007, e 284 professores da 4ª série, em 2008. Também foi constituído um acervo de Revista Ciência Hoje para Crianças. Ao final do ano, os alunos levam para casa a revista para ler com a família.
Secretaria de Educação
Jornalista: Vilmary Macedo