Entrega fez parte de acolhimento preparado pela Secretaria da Saúde e do Instituto Acqua, que desde agosto é parceiro no projeto
Os cerca de 150 integrantes do Programa Agentes Comunitários de Saúde (PACS) de Osasco participaram, na manhã de terça-feira, dia 5 de outubro, de um acolhimento realizado pela Secretaria de Saúde da Prefeitura de Osasco e pelo Instituto Acqua.
Durante o evento, além de serem apresentados ao instituto, que é parceiro da prefeitura no programa desde agosto, os agentes receberam kits de uniforme e trabalho, para facilitar tanto o atendimento quanto o reconhecimento das equipes por parte da população.
Atualmente, a rede municipal de saúde conta com 14 equipes do PAC, que atuam junto às Unidades Básicas de Saúde (UBS). Cada agentes dessas equipes recebeu um kit com camisetas, calça, colete, boné, capa de chuva, protetor solar, prancheta, estojo (com canetas, lápis, corretivo, apontador e borracha) e bolsa.
O evento, realizado na Associação Atlética Floresta, foi aberto com uma integração, envolvendo dinâmica e dança, realizada por Rosana Marcondes, que coordena o projeto Osasco Saudável e ainda os projetos de educação permanente da secretaria.
Em seguida, a diretora presidente do Instituto Acqua, Ana Tereza, fez uma apresentação dos trabalhos da entidade, que desenvolve projetos nas áreas de Saúde, Meio Ambiente, Inclusão Social, Desenvolvimento Urbano e Ações Comunitárias e tem como parceiros, além de Osasco, as prefeituras de Cotia, São Sebastião e Araraquara, o governo do Estado de São Paulo e ainda empresas como o Banco do Brasil , a Sabesp e a Petrobras. “Agradeço a Prefeitura de Osasco e, em especial, a Secretaria da Saúde, por essa parceria, que tem como objetivo melhorar a qualidade de vida da população”, afirmou, deixando também um recado para os agentes. “Vocês têm um papel fundamental nesse trabalho”.
Já a diretoria de Atendimento Primário da Secretaria da Saúde, Solange Cristina, destacou que o programa está em uma nova fase, cada vez mais integrado às UBS (Unidades Básicas de Saúde) e que a parceria com o Instituto Acqua vai fortalecer ainda mais esse trabalho. “Além disso, estamos em processo seletivo para contratação de novos agentes e vamos chegar a um total de 360”, anunciou.
A seleção acontece no próximo dia 10 e conta com cerca de 2,5 mil inscritos. São 211 vagas, distribuídas pelas unidades básicas de saúde que possuem o programa. Os agentes comunitários têm a importante tarefa de servir de elo entre a comunidade e os serviços municipais de saúde, visando sempre a prevenção das doenças e a melhoria da qualidade de vida.
eu adoro trabalha de agente de saude e bom para os otros tudo de bom. sabi to sem palavras e para a queles que disem (isso so e elogio) nao e nao e diverdade se tem deus no coraçao acredite e e isso pessoal beijos.