Com intervenções nos semáforos, agentes promovem ação de educação no trânsito a favor da saúde
Os ACSs (Agentes Comunitários de Saúde de Osasco) estiveram em alguns dos semáforos mais movimentados da cidade para a campanha de promoção à saúde “Se beber não dirija”. A intervenção nas ruas aconteceu na sexta-feira, dia 26 junho, e os agentes, maquiados como acidentados, distribuíram informativos para lembrar dos efeitos que podem acontecer caso um motorista imprudente resolva beber e dirigir.
Durante a noite, os ACSs, acompanhados de uma equipe de artistas, estiveram nos bares e portas de faculdades interagindo com as pessoas que já estavam bebendo. Assim, a campanha atingiu uma categoria que configura no topo das estatísticas de acidentados por bebidas alcoólicas, pois o trânsito é a primeira causa de acidentes em jovens entre 15 e 29 anos.
Essa ação mostrou que o cuidado no trânsito está totalmente ligado à saúde e aos males que uma colisão de automóveis ou atropelamento pode causar, sendo que 82% das mortes em acidentes de trânsito são de homens.
No ano passado foram gastos aproximadamente R$ 187 milhões com vítimas de trânsito no Brasil. Este valor poderia ser investido em outros setores da saúde, mas acaba sendo usado para socorrer motoristas imprudentes e vítimas.