AACD quer ampliar ação na RMC

Prevenir, tratar, reabilitar e reintegrar à sociedade crianças, adolescentes e adultos com deficiência. Esta é a missão e objetivo da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), instituição filantrópica que há 58 anos trabalha para oferecer qualidade de vida aos deficientes.

Com nove unidades instaladas no País – em São Paulo (quatro unidades), Recife (PE), Porto Alegre (RS), Joinville (SC), Uberlândia (MG) e Osasco (SP), a AACD tem um orçamento anual de R$ 125 milhões e sobrevive basicamente das contribuições da sociedade civil e empresários. “Apenas 15% dos nossos recursos são provenientes do Sistema Único de Saúde (SUS)”, explicou o diretor presidente, Eduardo de Almeida Carneiro. Ele esteve nesta quarta-feira (23) em Campinas, visitando a sede da Rede Anhangüera de Comunicação (RAC), onde fui recebido pela diretoria.

Carneiro destacou que cerca de 70% dos pacientes atendidos na AACD são vítimas de acidentes, seja por quedas, colisão de veículos ou incidentes durante o parto, que causam desoxigenação do bebê e, como conseqüência, comprometimento da função motora. “Pelo menos 50% dos casos que recebemos são situações preveníveis e evitáveis. Por isso, além da reabilitação, o foco da AACD é a prevenção”, frisou Carneiro.

Segundo Carneiro, a AACD foi criada em 1950 para atender principalmente vítimas da poliomielite. “Com a erradicação da doença, o enfoque passou para outras patologias que causam deficiência, como paralisia cerebral, escoliose (deformidade da coluna) e traumas, entre outros.”

Juntas, as nove unidades da AACD atendem 5,1 mil crianças e adolescentes por dia, somando mais de 1,1 milhão de atendimentos em 2006. “Mesmo assim, a fila de espera por atendimento soma mais de 30 mil crianças”, informou. Para ampliar sua área de atuação e diminuir a fila de espera, a AACD busca ampliar sua participação na Região Metropolitana de Campinas (RMC), divulgando sua atuação para captar recursos entre o empresariado local.

Com equipe multisetorial, a AACD atua com clínicas especializadas para amputados, doenças neurovasculares, lesão encefálica adquirida, lesão medular e malformação congênita. Utiliza na reabilitação terapias que visam a minimizar as seqüelas da deficiência, proporcionando maior independência ao deficiente no dia-a-dia.

Arte-reabilitação, musicoterapia, fonoaudiologia, hidroterapia, terapia ocupacional, fisioterapia e reabilitação desportiva são algumas das técnicas oferecidas aos deficientes. Além dos centros de reabilitação, a instituição conta com o apoio do Hospital Abreu Sodré, especializado na área de ortopedia, com equipamentos de última geração, índice zero de infecção hospitalar e que em 2003 recebeu a “Acreditação Hospitalar”, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) órgão credenciado pelo Ministério da Saúde. A certificação atesta a boa qualidade do trabalho desenvolvido no Centro de Diagnóstico e nas dependências do hospital da AACD.

As contribuições para a entidade podem ser feitas na forma de doações mensais ou esporádicas; compra de produtos com a marca da AACD, como os cartões de natal; destinação de parte do Imposto de Renda devido (pessoa física ou jurídica), entre outros. Mais informações pelo telefone (11) 5576.0847, ou no site www.aacd.com.br.

Check Also

Mercado Municipal de Osasco é o preferido da população

A história do município passa pelo tradicional Mercado Municipal “Walter Edson de Abreu”, que aos …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * O prazo está esgotado. Atualize o CAPTCHA.