Nesta sexta-feira, 26 de agosto, os ACSs (Agentes Comunitários de Saúde) estarão nas ruas de Osasco para levar uma mensagem consciente aos motoristas: “Se beber, não dirija”. Os agentes estarão caracterizados como acidentados para chamar a atenção dos munícipes, não apenas para o conteúdo do informativo entregue, mas, para lembrar os efeitos que podem acontecer caso um motorista resolva beber e dirigir, mostrando que o cuidado no trânsito está diretamente ligado a saúde.
A Campanha “Se beber não dirija”, da Prefeitura de Osasco em parceria com o Instituto ACQUA (Ação, Cidadania, Qualidade Urbana e Ambiental), vem de encontro com a declaração da Assembléia Geral das Nações Unidas, que proclamou no ano passado a “Década de Ação de Segurança no Trânsito (2011-2020)”, na intenção de reduzir o número de mortes e lesões provocadas por acidentes desse gênero, que chega a ser de 1,3 milhão anualmente, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde).
Durante a noite de sexta-feira, uma equipe de atores irá aos bares com a mesma proposta dos ACSs, mas acionando um público mais específico: as pessoas que já estão nos bares bebendo. Com intervenções artísticas e esquetes do tema, os atores farão um trabalho de conscientização ao ato de beber e não dirigir. A campanha passará por bares próximos às faculdades da cidade, atingindo a uma categoria que configura no topo das estatísticas de acidentados por bebidas alcoólicas, pois o trânsito é a primeira causa de acidentes em jovens entre 15 e 29 anos.
O cuidado e a prevenção de acidentes no trânsito refletem diretamente no atendimento e no gasto da saúde oferecido pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Nos países em desenvolvimento, como o Brasil, as internações com média de 15 a 20 dias, provêm de lesionados em acidentes de trânsito, o que representa de 30% a 86% das hospitalizações. Uma vítima de trânsito utiliza em média R$ 2 mil do SUS. Em 2010, foram gastos aproximadamente R$ 187 milhões com vítimas de trânsito no Brasil.
Serviços:
As intervenções serão descentralizadas na sexta-feira, 26 de agosto, e acontecerão das 14h às 22h, nos seguintes locais:
Rua Salim Bechara/Av. Autonomistas;
Av. Hirant Sanazar/ FIEO – sentido bairro;
Av. Hirant Sanazar/ Av. dos Autonomistas (sentido Vila Yara, em frente à Prefeitura);
Av. dos Autonomistas (em frente ao Stop Shop, sentido São Paulo);
Av. Getulio Vargas (sentido bairro, em frente à Policlínica);
Av. Visconde de Nova Granada/Diogo Antonio Feijó (em frente ao Pedro Bortolosso);
Av. Presidente Médici/ R. Esmeralda;
Av. Internacional/ João de Andrade.
As intervenções nos bares acontecerão das 19h às 23h, nos estabelecimentos comerciais das ruas:
R. Deputado Emílio Carlos;
Av. Dos Autonomistas;
Av. Maria Campos;
R. General Bittencourt;
Av. Prof. Azevedo Minhoto/ Rua Açucena.