A Prefeitura de Osasco realizou, com apoio da Polícia Militar (PM), uma operação para coibir o transporte ilegal de passageiros em táxis que operam na cidade sem licença. As blitze foram feitas na região central, no dia 12 de agosto, e resultaram na apreensão de 8 táxis.
A operação foi coordenada pela Secretaria de Transportes (Setran), por meio do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), e pela Secretaria de Segurança e Controle Urbano (Secontru), que deu apoio aos agentes de trânsito pela Guarda Civil Municipal (GCM).
A ação foi tomada após denúncias de irregularidade envolvendo táxis que, apesar de terem placas de fora do município, atuam na cidade.
Durante a operação, vários táxis foram parados para vistorias envolvendo documentações dos veículos e de seus condutores, além do funcionamento do taxímetro e da licença para operar no transporte de passageiros.
Os táxis de outros municípios flagrados circulando na cidade com o objetivo de transportar passageiros desrespeitam o código de Trânsito em seu artigo 231, inciso VIII, que coíbe o transporte remunerado de pessoas quando não licenciado para esses fins.
Entre os fragrantes, que resultaram na apreensão de 8 táxis, os agentes encontraram veículos com taxímetros desligados, o que comprova o valor de tarifa fixa, acordada entre os taxistas e os passageiros, o que também é uma prática irregular.
Para o chefe de Divisão do Demutran de Osasco, Claudenes Begnini, a operação foi positiva e comprovou denúncias envolvendo a atuação de táxis irregulares. Ele também informou que outras operações irão acontecer.