O prefeito de Osasco, Emidio de Souza, reuniu os vereadores no dia 9 de agosto para apresentar o Projeto de Atendimento ao Cidadão 156. O sistema de acesso fácil e rápido para os serviços prestados cumpre uma das metas previstas no Projeto Osasco 50 anos.
Estiveram presentes na reunião o presidente da Câmara de Osasco, Aluísio Pinheiro, Eduardão, Fumio Miazaki, João Gois, Josias Nascimento, Nelsinho, Rogério Lins, Toniolo, Valdomiro Ventura e Valmir Prascidelli. Além do secretário de Governo Jorge Lapas e da secretária-adjunta de Administração, Cristiane Dutra.
O grupo conheceu detalhadamente como vai funcionar o mais novo e moderno sistema de atendimento ao público de Osasco. Junto com sistema 156 também está sendo desenvolvido um prático Guia de Serviços on-line conectado ao site da Prefeitura onde o munícipe poderá situar os serviços disponíveis pelo governo municipal, assim como as unidades responsáveis pelo atendimento. A iniciativa visa dar mais agilidade e organização para as respostas de solicitações de serviços ou de informações.
O prefeito Emidio abordou a importância da implantação do Atendimento 156 dizendo que com a chegada da tecnologia vai ficar ainda mais fácil da população dialogar com o poder público. “Este tipo de atendimento já é utilizado em algumas capitais e vai crescer muito mais. As questões de informatização já aconteceram em grande parte do governo, como na Saúde, Educação e Finanças, o que facilita a implantação desse sistema. Na Saúde, por exemplo, a informatização é usada nas recepções, no envio de resultados de exames e no controle de medicamentos”, explicou. “A Prefeitura já disponibiliza para a população o Fale Conosco, Fala Osasco e Ouvidoria. O 156 será mais uma porta aberta para a população fazer uso” afirmou.
Na ocasião, o prefeito também sugeriu à Câmara pensar em desenvolver um sistema eletrônico para facilitar a transição de documentos, visando ainda diminuir o volume de papel que hoje é utilizado entre os dois poderes. “As entregas dos documentos feitas eletronicamente são instantâneas, fica mais fácil para arquivar e localizar”, disse Emidio.
O projeto 156 é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Osasco e o governo federal por meio do Banco Nacional do Desenvolvimento Social (BNDS). Para execução do sistema, a Secretaria de Administração iniciou no dia 11 de julho, no Teatro Municipal o curso de capacitação “Excelência no Atendimento Público”, destinado a 1,6 mil servidores de todos os setores municipais que trabalham diretamente com atendimento pessoal e telefônico.
A formação que é feita em parceria com o Instituto Curitiba de Informática (ICI), foi dividida em quatro etapas, sendo que a primeira iniciou no mês de julho e as demais em agosto, setembro e outubro, incluindo 400 servidores por turma, em uma jornada de 20 horas, durante cinco dias sequentes.