Em uma iniciativa inédita, a Prefeitura de Osasco por meio da Secretaria de Saúde (Programa DST/AIDS/Hepatites), promoveu, na última sexta-feira, 22 de julho, o “I Encontro de Pessoas Vivendo com HIV/AIDS de Osasco e região”. O evento que aconteceu no auditório do Hotel Best Western, reuniu cerca de 50 pessoas que tiveram a oportunidade de trocar experiências e discutir os desafios relacionados à prevenção e a promoção da qualidade no atendimento a esses pacientes.
A mesa de abertura contou com a participação da médica geriatra Mirtes de Aparecida Fabricante Fernandes, e do médico infectologista José Marcos Costa, coordenador do Programa DST/AIDS/Hepatites, além dos representantes Adriana Aros, da Associação Lar, e Lucas Soller, da Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV.
Em seguida, foram realizados debates, oficinas para a troca de experiências e reflexões. “Durante o encontro, os participantes tiveram a oportunidade de compartilhar experiências, acrescentar voz na luta pela qualidade de vida das Pessoas Vivendo com HIV, além de discutir os desafios, presentes e futuros, para assegurar assistência adequada às pessoas já infectadas”, disse o infectologista José Marcos.
Ele destacou ainda a importância da participação da sociedade civil na construção e organização dos serviços de saúde. “Por meio desses encontros é possível dividir as dúvidas e anseios de pessoas que convivem com o vírus na busca de propostas para que tenham melhor qualidade de vida”, concluiu.