Terapia Comunitária completa 6 meses de atendimento em Osasco

Projeto, realizado pela Prefeitura em parceria com o Ministério da Saúde, atende 200 pessoas, semanalmente, para partilhar problemas e angústias, contribuindo para a descoberta de soluções

Completou seis meses de implantação, na rede municipal de saúde de Osasco, o projeto Terapia Comunitária (TC), iniciativa da Secretaria de Saúde da Prefeitura, em parceria com o Ministério da Saúde, que garante atendimento inédito e inovador à população do município.

Muito bem recebida pela população, a TC atende uma média semanal de 200 pessoas, moradoras de 7 bairros da cidade, em encontros para troca de experiências, compartilhamento de descobertas e de sofrimentos.

“Quando a boca fala, o corpo sara; quando a boca cala, o corpo fala”. É com essa frase do psiquiatra Adalberto Barreto que as terapeutas Elenice Rosa e Ana Lúcia Ferreira iniciam suas rotinas de trabalho. “É preciso deixar claro que não atuamos como médicos ou psicólogos, mas contribuímos com a rede de atenção primária e na promoção de saúde”, destaca Ana Lúcia.

Já Elenice Rosa salienta que, a cada encontro, os participantes levam seus diversos conflitos pessoais, familiares e profissionais para que, juntos, possam encontrar a superação. “Acolhemos cada pessoa com suas crises, como a violência doméstica, o abandono social, a depressão, envolvimento com drogas e o sofrimento emocional”, explica

Cada sessão da Terapia Comunitária dura em média 2 horas. E, caso haja necessidade, as terapeutas dedicam mais algum tempo para atender casos específicos. “Sofrimentos todos temos. Mas, por meio de nossos encontros, podemos enxergar e resgatar grandes homens e mulheres que existem em cada um”, conclui.

De acordo com a diretora do Departamento de Atenção Primária da Secretaria de Saúde, Solange Cristina, a Terapia Comunitária funciona como primeira instância da atenção básica. “Ela acolhe e cuida das pessoas e de seus sofrimentos, possibilitando direcionar melhor as demandas”, disse.

Para o secretário de Saúde, Gelso de Lima, a TC é um importante instrumento de intervenção na saúde pública. “O objetivo não é substituir outro serviço da rede, mas sim complementar as ações preventivas e promocionais da Saúde”, destacou.

Experiências

Esses encontros vêm ajudando muita gente a enfrentar seus problemas e mudando a maneira de encarar a vida. É o caso de Doralice Silva Almeida, 37 anos, mãe de 3 filhos e moradora do Jardim Conceição. “Quando comecei a frequentar as terapias, estava triste e estressada. Nas sessões, aprendi muito e melhorei a minha vida. Hoje faço caminhadas e recentemente entrei na academia. Além disso, aprendi a lidar melhor com as dificuldades”, relata.

Para a aposentada Herminia Maria dos Santos, 62, a terapia contribui na sua rotina diária, que inclui os cuidados com a casa e a criação dos netos. “Quando cheguei à terapia, chorava sem parar. Estava realmente muito triste e angustiada. Hoje, tenho mais paciência com os netos e vejo que há pessoas com problemas maiores que os meus, por isso muitas vezes acabo até ajudando um pouco cada pessoa”, afirma.

A aposentada Lucia Trevisan Bolognesi, 71, participa de todos os encontros no seu bairro. “Gosto muito das terapias, porque me ajudam a enfrentar as dificuldades do dia-a-dia, meus medos e angustias”, diz.


Locais onde são realizadas as Terapias Comunitárias em Osasco


Segundas-feiras

Paróquia Nossa Senhora das Graças, rua Nossa Senhora das Graças 272 – Jardim Novo Osasco, às 14h30

Terças-feiras

UBS Santa Maria, localizada rua Eugênio Pacelli, 1013, às 14h30


Quartas-feiras

Paróquia Nossa Senhora de Fátima, rua Amador Bueno, 596, Jardim Piratininga, às 14h30

UBS Jaguaribe, rua José Almeida Vargas, 122, às 9 horas

Centro Comunitário Nossa Senhora Aparecida / Centro Social Padre Bernard Leo Dolan

Rua Imaculado Coração de Maria, 107 – Jardim Canaã, às 9h30

Sextas-feiras

Comunidade Nossa Senhora da Graça, avenida Clovis Assaf, Vila da Justiça, às 9h30

Associação do Jardim das Bandeiras, rua Carlos Bela Cosa, 20 E, às 14h30

Além disso, verifique

Osasco realiza Fórum de Saúde Mental

A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretária da Saúde, promoveu no dia 22 de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * O prazo está esgotado. Atualize o CAPTCHA.