A Secretária de Saúde, por meio do Programa DST/AIDS/Hepatites, em parceria com o Grupo de Apoio aos Portadores de Hepatite de Osasco (GASPHOR) realizará evento, do dia 26 a 30 deste mês, visando o combate às Hepatites Virais. A ONU (Organização das Nações Unidas) instituiu 28 de julho como o “Dia Mundial da luta contra as Hepatites Virais” e Osasco também se engaja neste combate. O intuito é estimular a população a fazer o teste.
O diagnóstico é feito por meio de exame de sangue. Durante o evento, uma equipe de enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde capacitados estarão no Poupatempo de Osasco (Av. Hilário Pereira de Souza, 664 – Vila Yara) para fazer a testagem nos interessados. O teste é rápido, sigiloso, indolor e gratuito. Ele é realizado a partir da coleta de uma gota de sangue da ponta do dedo. “O teste rápido de diagnóstico é muito seguro, porém requer, para os casos positivos, a realização de testes confirmatórios e de acompanhamento”, afirma o médico infectologista José Marcos Costa, coordenador do programa.
Na maioria das vezes o paciente desconhece que está infectado pelo vírus da Hepatite, uma vez que, em grande parte dos casos, o quadro é assintomático. “A Hepatite é uma doença silenciosa e pode resultar em cirrose e carcinoma hepático, portanto é muito importante o diagnóstico e tratamento precoce”, conclui Marília Gaboardi, gastroenterologista do GAPHOR.
A transmissão da doença acontece principalmente pela via sexual, sangue, compartilhamento de alicates de unha, lâmina de barbear, confecção de tatuagem, colocação de piercings e de mãe para filho. Em geral, os sintomas são: mal-estar, cansaço, icterícia (cor amarelada nos olhos e/ou na pele), eliminação de urina escura (como chá preto), dor na região logo abaixo das costelas, do lado direito do abdômen e náusea ou vômitos.
É importante ressaltar que para alguns tipos de Hepatite existe vacina (disponibilizada pela rede), mas o ideal é a prevenção. Para se prevenir deve-se usar sempre camisinha, exigir materiais esterilizados ou descartáveis em estúdios de tatuagens, serviço de saúde, etc., fazer uso dos próprios instrumentos de manicure e pedicure, não compartilhar agulhas e seringas nem utilizar lâminas de barbear ou de depilar de outras pessoas.
O aconselhável é que as pessoas que nunca realizaram teste de Hepatite façam, pelo menos uma vez. Mas as que já realizaram só devem repetir quando expostas a uma situação de risco, como ter feito sexo desprotegido, por exemplo.
“O diagnóstico e o tratamento precoces podem evitar a evolução para cirrose ou câncer de fígado. Daí a relevância de se fazer o teste o quanto antes”, conclui José Marcos.
Dias e horários do evento:
Do dia 26/07 a 29/07 (de terça a sexta-feira): das 8h às 16h.
Dia 30 (sábado): das 8h Às 13h.