A disponibilidade de recursos hídricos para abastecimento da população é um problema que se agrava ainda mais à medida que as áreas urbanas se expandem e exercem maior pressão sobre os sistemas produtores de água.
Sensibilizar a população e orientá-la com informação acerca da conservação e importância em preservar os sistemas produtores de água é o objetivo da Secretaria de Meio Ambiente de Osasco com a realização do curso “Recuperação da Capacidade de Produção e Preservação da Qualidade da Água no Meio Urbano – Recuperação e Preservação de Nascentes Urbanas”, voltado a técnicos das secretarias de meio ambiente das prefeituras da região.
Ele será oferecido entre os dias 18 e 19 de agosto, no Núcleo de Educação Ambiental Padre Ângelo Mazzarotto (Jardim das Flores). Ministrado pelo pesquisador científico e engenheiro agrônomo Dr. Rinaldo de Oliveira Calheiros, do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), o programa inclui aulas teóricas. Na sequência, os conhecimentos serão colocados em prática em aula de campo supervisionadas por técnicos da SEMA-Osasco e pelo palestrante.
A Secretaria de Meio Ambiente de Osasco já coloca em prática ações para recuperação de nascentes através do projeto “Recuperação de Minas e Nascentes”, premiado pela ODM (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio) em 2010. Desde o início do projeto, já foram identificadas 75 nascentes, sendo que 27 já foram recuperadas.