A primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, iniciada em 18 de junho, foi um sucesso. Logo no primeiro dia, mais de 47 mil crianças menores de cinco anos receberam a imunização, o que equivale a 86,64% da população desta faixa etária. Na segunda semana, o total de crianças vacinadas já era de 52 mil, ultrapassando a meta estipulada pelo Ministério da Saúde de vacinar 95% da população nessa faixa etária. Crianças de 1 a 6 anos receberam também a vacina contra sarampo, caxumba e rubéola, faixa na qual foram atingidas 85,45% do público alvo até o momento.
Mesmo com a meta alcançada, a Secretaria de Saúde de Osasco estenderá as campanhas de vacinação contra a Pólio, para menores de cinco anos, até o dia 10 de julho; e contra a Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola), para crianças de 1 a 6 anos, até o dia 21 de julho. As vacinas estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.
Já no dia 13 de agosto acontecerá a Segunda Etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. Todas as crianças menores de cinco anos devem ser vacinadas na segunda fase, inclusive as que se imunizaram na primeira. O responsável deve ainda levar a carteirinha de vacinação da criança, para que seja colocada em dia.
Para a diretora do Departamento de Saúde Pública da Secretaria de Saúde, Mirtes Fabricante, é de suma importância os pais ou responsáveis encaminharem as crianças para serem imunizadas. “Embora a doença esteja erradicada, os responsáveis pelas crianças devem ficar atentas ao calendário vacinal, para garantir que a doença não retorne ao país”, enfatizou.
O secretário de saúde de Osasco, Gelso de Lima agradeceu a colaboração dos funcionários na vacinação. “Cerca de 600 funcionários se dedicaram para a realização da vacinação contra a Poliomielite, o que garantiu o sucesso da campanha”, ressaltou.