Osasco realizou, nos dias 17, 18 e 19 de junho, a V Conferência Municipal de Saúde, que teve como tema “Todos Usam o SUS! SUS na Seguridade Social – Política Pública, Patrimônio do Povo Brasileiro”.
O evento foi um verdadeiro exemplo de democracia participativa, no qual se discutiu propostas, metas de melhoria e os rumos do Sistema Único de Saúde (SUS). O evento, promovido pela Prefeitura de Osasco, por meio do Conselho Municipal da Saúde, órgão ligado à Secretaria de Saúde, reuniu mais de 200 pessoas a cada dia, no Centro de Formação de Professores, configurando-se em um verdadeiro sucesso.
Na ocasião, também foram eleitos os delegados que representarão o município na Conferência Regional.
A abertura do evento aconteceu na sexta-feira, 17, com a participação do vice-prefeito de Osasco, Dr. Faisal Cury, dos deputados João Paulo Cunha (federal) e Marcos Martins (estadual), dos secretários municipais Gelso de Lima (Saúde) e Gilma Rossafa (Assistência e Promoção Social), além do presidente da Câmara Municipal de Osasco, Aluisio Pinheiro e do vereador Valmir Prascidelli, dentre outras autoridades.
O deputado João Paulo iniciou sua fala homenageando os conselheiros que se dedicam de forma voluntária à busca pela melhoria da saúde no município. “A Conferência é importante para que as três pontas – usuários, trabalhadores e gestores – pensem juntas em um SUS ainda melhor e que atenda a todos. O SUS é único no mundo e não existe experiência que funcione tão bem como a nossa”, destacou.
PALESTRA
No sábado, dia 18, o secretário de saúde, Gelso de Lima, ministrou a palestra “Acesso e Acolhimento com qualidade: um desafio para o SUS” e ainda apresentou um panorama sobre os avanços, as obras em andamento e os programas em desenvolvimento no município. “A única política universal é a saúde pública, mas o nosso grande desafio ainda é a questão do acolhimento”, disse.
O secretário destacou ainda que Osasco vai dar mais um grande salto de qualidade com a implantação de 15 novas unidades de saúde até o final do próximo ano, entre elas duas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) no Jardim Helena Maria e no Parque Palmares, além de duas UPAs 24 horas (Unidades de Pronto Atendimento), na Vila Menck e no Jardim Conceição.
As ações ainda incluem duas USFs (Unidades de Saúde da Família), que serão construídas em anexo às UPAs do Conceição e da Vila Menk para reforçar o trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde; e o Pronto-Socorro do Jardim D’Ábril. “Ele será o maior PS de Osasco, com capacidade para 600 atendimentos diários”, frisou.
Outra novidade anunciada pelo secretário é a abertura do CAPS 3 (Centro de Atenção Psicossocial) e a mudança de endereço do CAPS Infantil.
MAIS PALESTRAS
Também na conferência, o ex-presidente do Conselho Municipal de Saúde de Campinas, Ercindo Mariano Junior, discorreu sobre o papel do SUS e dos Conselhos nas políticas públicas de todas as esferas de governo. “O Conselho Municipal de Saúde é um espaço para elaboração, execução, organização e fiscalização das ações em saúde pública”, explicou.
Já o diretor do Departamento de Ouvidoria Geral do SUS/Ministério da Saúde, Luiz Carlos Bolzan, abordou o eixo principal da Conferência “Acesso e acolhimento com qualidade: um desafio para o SUS”. “A discussão deste eixo é de suma importância, já que através dele é possível elencar as dificuldades do acesso ao serviço de saúde. Desta forma, podemos rever toda a estrutura do SUS e melhorá-la”, afirmou. Além disso, ele falou sobre as diretrizes do SUS. “Queremos reformatar a gestão do SUS e para isto é importante que a gestão se paute em passos básicos para garantir a efetividade do Sistema, ou seja, é preciso planejar, monitorar, controlar e avaliar as metas, ações e diretrizes do Ministério da Saúde“. Bolzan também parabenizou o município de Osasco pelo trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde, que são profissionais que possibilitam que a Saúde chegue à casa das pessoas.
Satisfeita com os resultados finais da Conferência a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Regina Martini, agradeceu a participação de todos. “Foi um bom trabalho. Tenho a sensação de dever cumprido. Conseguimos traçar, por meio das pré-conferencias e da Conferência Municipal, os anseios da comunidade por meio das 134 propostas que serão encaminhadas para discussão nas conferencias regional, estadual e nacional”, afirmou.