Abertura contou com palestra da secretária Mazé Favarão sobre o processo de avaliação do Plano Municipal de Educação. Até sexta-feira, também serão debatidos temas como Educação Integral e Ensino de 9 anos
A Prefeitura de Osasco promove, entre os dias 5 e 7 de março, a II Conferência Municipal de Educação. A abertura do evento, realizada na noite de quarta-feira, dia 5 de março, no Centro de Formação dos Profissionais da Educação, contou as presenças do vice-prefeito Faisal Cury e da secretária de Educação Mazé Favarão.
“É com muito prazer, orgulho e a sensação de que estamos cumprindo nossos compromissos que realizamos a abertura da II Conferência Municipal de Educação de Osasco, principalmente porque estamos atendendo a razão de ser dessa conferência, que é mostrar para as escolas e as comunidades os resultados do processo de avaliação do Plano Municipal de Educação”, disse a secretaria.
Para Cury, a sensação também era de dever cumprido. “Na primeira conferência, trocamos experiências para que o Plano de Educação abrangesse todas as escolas. Agora, voltamos aqui com esse objetivo alcançado”, afirmou.
Palestras
Em seguida, a Mazé e o professor Paulo Roberto Padilha, representante do Instituto Paulo Freire, ministraram palestras sobre o processo de avaliação do Plano Municipal de Educação.
O documento, elaborado pelo Conselho Municipal de Educação, foi aprovado na gestão passada, em 2004, e traz as principais metas e diretrizes do ensino na rede municipal até 2010.
Segundo Mazé, foi necessária uma reavaliação do plano porque ele foi construído e aprovado sem a participação da comunidade escolar. “A tarefa de redigir esse plano seria de quem está na escola, como professores, funcionários e alunos e também dos pais. Mas ninguém foi ouvido. E como nossa proposta é fazer, em Osasco, uma Educação democrática, iniciamos no ano passado um processo de reconstrução desse plano, com a participação verdadeira de todos”, explicou.
Questionários de avaliação dos principais pontos do projeto, incluindo Educação Infantil, Ensino Fundamental Regular, Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial, Profissionais da Educação e Gestão de Sistema de Ensino, foram enviadas às escolas em outubro do ano passado. Ao todo, 121 unidades escolares foram ouvidas e os principais resultados foram apresentados no evento.
“Agora, o próximo passo é realmente reconstruir o plano, a partir desses resultados e por meio de representações de todos os segmentos envolvidos nesse processo, seja vai conselhos ou reuniões temáticas. Isso vai nos dar a chance de construir um plano de Osasco para Osasco”, completou.
Em seguida, Paulo Padilha explicou a metodologia da avaliação. ”Nossos objetivos foram conscientizar e mobilizar a comunidade para essa reformulação e avaliar o grau de prioridade das diretrizes, já que ele conta com 164 metas”, afirmou.
Em seguida, os debatedores responderam perguntas da platéia.
A programação da conferência inclui também, para quinta-feira, uma mesa redonda sobre o Plano Municipal de Educação e uma palestra sobre o Ensino de 9 anos, além de “círculos de cultura” sobre diversos temas. Já a noite acontece a mesa-redonda “Gestão Democrática e Projeto Eco-Político Pedagógico”.
Na sexta-feira, dia 7, acontece a palestra “PDE e Educação Integral” e a apresentação dos resultados dos grupos de trabalho dos Círculos de Cultura, além de uma avaliação dos participantes sobre a conferência.
Eu noro em uma cidade que não tem nuito recurso mais qostaria que vocês me ensinace , pois eu fui convidada para a primeira conferecia do municipio eu sou zeladora de um Pre-Escolar as criancas da idade 3 anos a 6anos.Oque eu devo fazer pois a escolae muito carente danda-me uma luz .Para dada.lima2009@hotmail.com OBRIGADO