O X Festival de Curtas de Teatro (Fect) promovido pela Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria da Cultura, e realizado entre os dias 13 e 19 de junho no Teatro Municipal de Osasco (TMO), apresentou espetáculos de 22 grupos teatrais da região. As companhias, formadas por alunos, ex-alunos e artistas amadores de escolas de artes cênicas de Osasco e de cidades vizinhas, exibiram peças com duração entre dez e vinte minutos.
Dos 22 grupos participantes, foram premiados com troféus os três primeiros colocados. Além disso, foram concedidas premiações individuais para texto original, direção, ator, atriz, ator coadjuvante, atriz coadjuvante, sonoplastia, cenário, figurino e maquiagem.
A noite de premiação ocorreu no domingo, 19 de junho, e contou com a presença do prefeito Emidio de Souza, do deputado federal João Paulo Cunha e do secretário da Cultura Luciano Lub.
Coube ao secretário a saudação inicial ao público. “Para nós é uma honra receber vocês no X Fect, que movimentou muito a cidade e do qual participaram não só os 16 grupos de Osasco, mas também representantes teatrais de Taboão da Serra, Embu Guaçu, Carapicuíba e São Paulo”, ressaltou.
Já o deputado federal João Paulo enfatizou a representatividade do festival para a cidade: “É muito admirável que Osasco demonstre cada vez mais compromisso com essa arte milenar que é o teatro”, disse. O prefeito Emidio de Souza, por sua vez, destacou os talentos da cidade. “Osasco têm talentos escondidos, apenas esperando uma oportunidade, assim como o Teatro Mágico [grupo musical osasquense]. Logo vão surgir muitos ‘teatros mágicos’ nas ruas de nossa cidade e em todos os cantos”, afirmou.
Uma comissão julgadora formada por Maria da Paixão de Andrade, Gabriel Arcanjo e Emilin Andrade elegeu os vencedores dessa edição. Confira os ganhadores do X Fect – Festival de Curtas de Teatro:
MELHOR ATOR
AX Nunes
MELHOR ATRIZ
Isis Teixeira
MELHOR ATOR COADJUVANTE
Jeff Felix
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
Tamires Portilho
MELHOR DIREÇÃO
Willians Muciatti, com “Espetáculo Santeiro”
MELHOR TEXTO ORIGINAL
Espetáculo Olhos d’água
Lucas Papp
MELHOR ESPETÁCULO
1º LUGAR
Espetáculo Santeiro
Grupo Muciatti Produções
2º LUGAR
Espetáculo Mais ou Menos Como Era
Grupo Girassol
3º LUGAR
Cheiro de Chuva
Grupo Chuva
MELHOR SONOPLASTIA
Diego Santana e Tainá Hidalgo
MELHOR MAQUIAGEM
Roger Ferrari
MELHOR FIGURINO
Silvia Martins
MELHOR CENÁRIO
Silvia Martins
PRÊMIO ESPECIAL DO JÚRI – TROFÉU INCENTIVO À PESQUISA
Grupo Pirabolantes