Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano de Osasco realiza evento com empresários, construtores, incorporadores e investidores para falar sobre os projetos “Operações Urbanas Tietê I e II”, que visam reconfigurar e transformar a região central de Osasco em um novo pólo de desenvolvimento empresarial e de serviços
Nesta quinta-feira (19/5), a Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano de Osasco, em parceria com o 2º Cartório de Registro de Osasco, realiza um evento para empresários, construtores, incorporadores e investidores do município e região para apresentar os projetos “Operações Urbanas Tietê I e II”, que vão alterar a configuração urbanística da região central de Osasco, visando transformá-la em um novo pólo de desenvolvimento empresarial e de serviços da cidade.
O evento será conduzido pelo Secretário Adjunto de Habitação e Desenvolvimento Urbano de Osasco, Álvaro Mello, e contará com a participação de outros representantes do governo municipal e do 2º Registro de Imóveis de Osasco, que tem essa área como jurisdição.
As Operações Urbanas Tietê I e II prevêem uma série de alterações urbanísticas ao longo do rio Tietê, no trecho entre o Complexo Viário Maria Campos, Avenida Fuad Auada, e o Complexo Viário Presidente Tancredo de Almeida Neves.
Os Projetos definem um programa de intervenções públicas, concedem incentivos urbanísticos e fiscais e definem regras diferenciadas para construção, requalificação e valorização do perímetro abrangido pelas Operações.
O principal objetivo dos projetos é a transformação da área ao longo do Rio Tietê (Centro, Bonfim, sul do Rochdale e Setor Militar) em uma centralidade regional da Região Metropolitana de São Paulo, principalmente da sub-região Oeste. A ideia é induzir a ocupação e aproveitamento adequado dos edifícios, terrenos e galpões vazios e subutilizados na região, e a readequação da infraestrutura urbana existente. Os projetos “Operações Urbanas Tietê I e II” também querem atrair investimentos privados para a área de intervenção.
Uma das primeiras intervenções definidas nos planos é o Complexo Metropolitano, que será implantado na área Indústria Hervy, ao lado da Estação Osasco da CPTM. O Complexo Metropolitano é a âncora de todo o projeto e abrange a implantação do novo Paço Municipal, de uma praça, parque, um edifício ponte sobre a ferrovia, com conexão para a Estação Osasco, e a realocação do Terminal Rodoviário. Outra intervenção definida pelo projeto é a valorização da frente fluvial do Rio Tietê por meio da implantação de um grande parque linear.
O evento para apresentação e esclarecimento de dúvidas sobre as Operações Tietê I e II aos empresários será realizado nesta quinta-feira, das 14h às 17h, no Espaço Cultural Grande Otelo – Rua Dimitri Sansoud de Lavoud, nº 100, Campesina – Osasco/SP.