No evento Osasco em Ação – Rumo ao Cinqüentenário, que foi recheado de anúncio de grandes obras para a cidade, o prefeito Emidio falou sobre os preparativos para o aniversário de 50 anos da cidade
Em um grande acontecimento social que lotou o Teatro Municipal de Osasco com a presença de representantes de diversos segmentos da sociedade, lideranças de partidos políticos, secretariado municipal, representantes da prefeitura, empresários, comerciantes, associações, religiosos e populares em geral, o prefeito Emidio de Souza, acompanhado do deputado federal João Paulo Cunha, apresentou, na noite de segunda-feira, dia 9, um balanço dos seis anos da atual administração e anunciou o plano de ação da prefeitura para 2011. Intitulado Osasco em Ação – Rumo ao Cinqüentenário, o evento contou ainda com o lançamento da revista de balanço de seis anos de governo, elaborada pelo Departamento de Comunicação Social da Prefeitura
Ressaltando que o encontro não tinha caráter político, mas que, ao contrário, era movido pelo “amor de todos pela cidade e pela vontade de se ver cumprir os objetivos traçados conjuntamente por meio do projeto Osasco 50 Anos”, Emidio falou sobre as realizações que empreendeu na cidade. “Não me anima falar do passado, mas sim das ações que pude realizar neste período em que estou comandando Osasco, fazendo o melhor que posso”, disse. Revelando ter tido, naquela tarde, um encontro com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o prefeito salientou que quer experimentar, ao final de seu mandato, a mesma paz de espírito e sensação de dever cumprido que percebeu no líder petista.
A respeito do planejamento de ações por meio do Osasco 50 Anos, Emidio destacou que grande parte dos avanços obtidos pela cidade se deve ao fato de o governo ouvir a sociedade, podendo assim, descobrir soluções que não encontraria dentro de seu gabinete. Segundo ele, foi em razão desta característica democrática que Osasco saltou da 25ª para a 10ª maior economia do País, conquistou o 3º PIB do Estado, iniciou uma era de grande geração de vagas de emprego, viu serem reativadas antigas indústrias, e possibilitou o crescimento de seu comércio e de sua oferta de serviços, não só no Centro, mas também nos centros de bairros em toda a cidade.
Com relação às metas fixadas pelo projeto, Emidio afirmou que vai se esforçar em direcionar orçamento para tais finalidades, tanto do município, quanto de recursos oriundos do Estado e da União, tarefa para a qual espera contar com o apoio dos deputados Marcos Martins (estadual) João Paulo Cunha (federal), presentes ao evento.
“Estamos a poucos meses do cinqüentenário. Queremos entregar, até lá, muitas obras e dar início a outras, sabendo que parte delas não será concluída no meu governo. Espero que quem venha depois de mim tenha grandeza de continuar as obras e que beba da mesma fonte que bebi, que são as indicações da sociedade por meio do Osasco 50 Anos”, disse.
O prefeito agradeceu João Paulo e Marcos Martins pelo trabalho que realizam defendendo os interesses de Osasco, lembrando que João Paulo, a quem se referiu como um “motor que impulsiona o progresso da cidade”, possibilita um amplo e bem estabelecido canal de diálogo com Brasília.
Emidio falou brevemente sobre as dificuldades que enfrentou no início de sua gestão, as circunstâncias em que se encontrava a administração municipal, a situação de endividamento do município, com a qual seu governo se confrontou e disse que hoje se orgulha ao ver obras nos quatro cantos da cidade, crianças uniformizadas que sabe que estão acolhidas em escolas adequadas, com boa merenda, projetos de iniciação científica e de formação de cidadania. Assim deu início a suas explanações de balanço dos seis anos, permeando por conquistas nas várias áreas de atuação da prefeitura.
Em sua explanação, o deputado federal João Paulo falou sobre a comemoração dos 25 anos da cidade, quando ele ainda era vereador e que agora, beirando os 50, Osasco se mostra uma cidade pujante que cresce a passos largos e se revela robusta do ponto de vista social, econômico e político. “Atualmente as pessoas falam com carinho e orgulho de Osasco, esta que é uma cidade muito acolhedora. Hoje, todos os bairros têm um centro vivo, uma vida e um comércio pujante. Temos que tratar essa ‘senhora’ Osasco de 50 anos com carinho, pois é aqui que a gente vive e onde criamos nossas famílias”, disse
Já o estadual Marcos Martins destacou o balanço que foi apresentado em um vídeo no evento, salientando a grande satisfação que teve ao ver algumas conquistas que ajudou a prefeitura a trazer para Osasco, como a construção da UTI Pediátrica no Hospital Central, cujo recurso do governo do estado foi obtido por meio de uma emenda de sua autoria na Assembleia Legislativa.
Também fez uso da palavra o presidente da Câmara Municipal de Osasco, vereador Aluísio Pinheiro, que destacou o trabalho de parceria que busca realizar com o Executivo, sempre ouvindo os anseios da população. Ele parabenizou a prefeitura e todos que participaram do processo de desenvolvimento do Osasco 50 Anos. Outro a falar foi o presidente da Ordem dos Emancipadores de Osasco, José Geraldo Setter, que lembrou o processo de trabalho da OEO dentro do Osasco 50 Anos, salientando que “O futuro é hoje e a história continuará sendo escrita”; o jornalista Antônio Roberto Espinosa, coordenador do Osasco 50 Anos, destacou que o projeto planeja o futuro e aponta o que a cidade quer ser nos próximos 50 anos. Também se pronunciou o presidente da OAB – Osasco, José Paschoal Filho e o presidente do sindicato dos metalúrgicos Jorge Nazareno, que representava no evento a Força Sindical.
Participaram do evento ainda o vice-prefeito Faisal Cury; o Chefe de Gabinete do prefeito e coordenador do Orçamento Participativo, José Pedro da Silva; os secretários municipais: Jorge Lapas (Governo), Paulo Fiorilo (Administração), José Amando Mota (Segurança e Controle Urbano), Renato Afonso Gonçalves (Assuntos Jurídicos), Waldyr Ribeiro Filho (Obras e Transportes e Trânsito e Mobilidade Urbana), Sandra Praxedes (interina – Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão), Gilma Rossafá (Assistência e Promoção Social), Luciano Jurcovichi (Cultura), Gelso de Lima (Saúde), Mazé Favarão (Educação), Rubens Bastos (Sica), Luciano Jurcovichi (Cultura), Claudio Chapecó (Esportes e Lazer), Carlos Marx (Meio Ambiente); o presidente da CMTO, Valdir Roque; o presidente do IPMO, Francisco Cordeiro da Luz; a coordenadora da Mulher e Promoção da Igualdade Racial, Sonia Rainho; o coordenador da Defesa Civil, Delcides Regatieri; a coordenadora de Relações Internacionais, Gleides Sodré Almazan; a diretora de Comunicação Social, Emilia Cordeiro; os vereadores Valmir Prascidelli (líder do prefeito na Câmara), Cláudio da Locadora, Eduardo Martins (o Eduardão), Fumio Miazaki, João Góis (presidente do PT Osasco), Josias da Juco, Nelson Matias, Osvaldo Vergínio; dentre outras autoridades.
PLANO DE AÇÃO
Entre os destaques do Plano de Ação da Prefeitura para 2011, Emidio disse que o Centro Educacional Unificado (CEU) Dra Zilda Arns, já em funcionamento no Jardim Elvira, assim como a unidade que está sendo construída no Jardim Santo Antônio, mais do que escolas, são verdadeiras “usinas de cidadania”. “Se Osasco souber prosseguir o caminho que vem trilhando,em breve, cada bairro terá sua escola padrão CEU”, afirmou. Um exemplo desta nova linhagem de escolas é a Emei Osvaldo Gonçalves Carvalho, no Rochdale, que o prefeito chamou de “mini CEU”. A unidade será integrada à Emef Professora Terezinha Martins Pereira e também funcionará como creche, em um espaço de cerca de 8 mil m².
Outras escolas, seguindo o preceito de aumentar o número de vagas em creche apregoado pelo Osasco 50 Anos, também passam por reformas ou reconstruções, como a Emef Marina Saddi Haidar, que passará a ser uma Cemeief; ampliação e interligação da Emei Professor Emir Macedo de Oliveira com a creche Alha Elias Abib – no Jardim Veloso; e a construção das Cemeis Bandeiras, Jardim D’Abril, Jardim Veloso e Munhoz Junior, que também será um mini CEU.
Dentre as novidades na área da Educação, Emidio anunciou ainda a criação, em breve de uma escola-parque no Km 18, em uma área de 6 mil m², que contará com muito verde, incluindo área preservada e nascente.
Se voltando para o setor Saúde, o prefeito lembrou a construção de três UPAS (Unidades de Pronto Atendimento) na cidade, na Vila Menck, no Conceição e no Centro, sendo que a construção da primeira já está em andamento. “A UPA é muito mais do que um Pronto Socorro. É um programa do Governo Federal muito importante e a primeira unidade, na Vila Menck, esperamos conseguir entregar nas comemorações do cinqüentenário da cidade.
O prefeito lembrou ainda a construção do novo Pronto Socorro do Jardim D’Abril, que está em andamento e terá capacidade para 600 atendimentos por dia; a obra da sede do Centro de Controle de Zoonoses; e as construções em andamento de 7 novas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), nos bairros: Palmares, Helena Maria, Presidente Altino, Jardim Bonança, Vila Isabel, Remédios e Vila Yara. Falou ainda da construção do Centro de Documentação da Saúde, da ampliação do programa saúde escolar e adiantou programas que ainda terão início, como o Consultor de Rua e Rede Cegonha, de apoio à gestante, e o Centro de Referência ao Diabético, que será implantado na Policlínicas zona Sul.
Entre os assuntos da área de Habitação, Emidio destacou uma boa notícia: o encaminhamento à Câmara Municipal do Projeto de Lei que cria a Operação Consorciada Paiva Ramos, no extremo Norte da cidade, na divisa com a Rodovia Anhanguera. Segundo explicou o prefeito, a área é uma antiga fazenda e terá um quarto de sua extensão aproveitado e todo o restante preservado, onde funcionará o Jardim Botânico Municipal de Osasco e um Parque Ecológico.
Emidio também afirmou que enviará à Câmara, em breve, revisão do código de obras da cidade, já que o vigente data de 1971 é inadequado aos atuais padrões de construção, e que enviará também a revisão do plano diretor da cidade.
Ressaltando que a prefeitura entregou, nos últimos seis anos, 2 mil novas moradias nas urbanizações das favelas do Padroeira, Vicentina, Portais, Colinas D’Oeste, Morro do Sabão e Morro do Socó, falou sobre obras futuras. “Até o final do governo, com o PAC2, vamos entregar mais 1062 novas moradias e dar início à urbanização das duas maiores favelas de Osasco, uma no Jardim Santa Rita, que terá aproximadamente 2 mil novas moradias e a abertura de uma nova avenida fazendo ligação com a Rodovia do Anhanguera, outra no Rochdale.
Lembrando outro avanço de seu governo, Emidio enumerou que a prefeitura recapeou 163 ruas da cidade, o que totaliza 132 km de obras.
REVITALIZAÇÃO DO CENTRO DE OSASCO
Outra expectativa para um futuro próximo, cujas obras já estão em pleno vapor, é a revitalização do Centro, que também foi mencionada por Emidio no evento no teatro. “A revitalização do Centro é uma necessidade, 200 mil pessoas passam por lá diariamente e é preciso que ele esteja adequado a este movimento. A nova estação está sendo construída e já conta com uma passagem para o lado do Centro no Bonfim. A partir da conclusão dessa obra teremos condições de receber o serviço de trens padrão Metrô”, disse, salientando que a obra não se trata de uma reforma, mas sim de uma nova construção, simultânea à derrubada da antiga estrutura.
Emidio lembrou que as obras que vão ligar a avenida Hilário Pereira de Souza à Rua da Estação já estão em andamento, assim como a segunda fase de duplicação da rua da Estação, obra que sofreu um intervalo devido a um processo de desapropriação, que está em conclusão.
Ainda sobre o Centro, Emidio citou a futura revitalização da Praça Antônio Menk, que terá nova cobertura para os abrigos de ônibus, novo sistema viário e paisagismo. Disse que outra praça, já em obras, será construída em frente à Estação e que o Calçadão da rua Antônio Agu será completamente revitalizado, contando com troca de piso e instalação de novo mobiliário urbano. Quanto à rua Dona Primitiva Vianco, Emidio destacou que a prefeitura promoverá o alargamento das calçadas, o aterramento das fiações e o embelezamento da via.
Outra intervenção no Centro citada pelo prefeito foi o lançamento, em breve da construção do novo Paço Municipal na área da antiga fabrica da Hervy. “Esse é um exemplo de como acreditamos naquela área”, disse.
O prefeito relacionou outras obras que vão beneficiar a cidade, como a canalização do córrego Rico, a construção de um prédio para o Fórum de Osasco, a duplicação da Presidente Costa e Silva, canalização do córrego João Alves e a conclusão da duplicação da Visconde de Nova Granada até o Largo do Salgado. Ele anunciou ainda que a prefeitura recebeu do governo federal R$20 milhões para obras de contenção de encostas e que será construído novo velório na zona Norte, no cemitério Parque dos Girassóis.
Dentre as obras voltadas ao esporte e ao lazer, o prefeito salientou o sucesso das sete academias ao ar livre, cuja grande procura originou um projeto para a construção de mais 20 novas unidades. Outra boa notícia no setor é a futura construção de um Centro de Preparação Olímpica, pois Osasco foi escolhida como uma das sedes de preparação olímpica para 2016. Também no rol das boas novidades estão as obras que serão iniciadas de duas praças do PAC, em parceria com o governo federal, uma no Flamenguinho e outra no Primeiro de Maio, que contarão com CRAS (Centro de Referência e Assistência Social), pista de skate, quadra e pista de caminhada. No setor esportivo está em andamento também a reforma do Ginásio de Esportes do Jardim Baronesa e a criação de um parque.
Também mereceram destaque obras no setor do Meio Ambiente, como a criação do novo parque no Metalúrgicos, com pista de caminhada, campo de futebol e quadra; a construção em andamento de uma área de lazer no Jardim Três Montanhas, com a recuperação e despoluição um lago ali aterrado, integrando-o à área, com pista de caminhada em seu entorno, pedalinho e ainda um centro de lazer.
O prefeito Emidio apontou ainda obras como a praça Carmino de Mônaco, no antigo Corpo de Bombeiros, no Bomfim e anunciou uma novidade para moradores do Bela Vista e adjacências: A criação de um parque onde hoje funciona a bomba de gasolina da prefeitura e o Departamento de Áreas Verdes. Anunciou também a ampliação do Parque do Rochdale, a criação de uma marcenaria artesanal para aproveitar sobras de podas efetuadas pela prefeitura, a criação de um novo departamento de Biodiesesl com capacidade para 12 mil litros de óleo e a ampliação do serviço de reciclagem de lixo e entulho.
Na área da Cultura, o Plano de Ação teve como principal ponto a reforma e adequação do Salão Nobre, no Paço Municipal, com a criação da Sala Osasco, para apresentação de espetáculos culturais. O prefeito também anunciou que dará posse ao Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico e Artístico de Osasco, criará o Conselho Municipal de Apoio à Cultura e regulamentará o Fundo Municipal de Apoio à Cultura. Emidio enumerou ainda a criação de um Telecentro na Biblioteca Monteiro Lobato e a realização da Virada Cultural, Esportiva e Ambiental.
Citando ações voltadas à promoção social, o prefeito anunciou a construção de um abrigo para crianças, no Jaguaribe e a inauguração da Casa dos Idosos Cora Coralina, na Vila Yolanda. Na área administrativa, lembrou que a prefeitura irá realizar novos concursos públicos, além do mais recente, no qual foram abertas 1751 vagas; e iniciará ainda o Serviço 156 e a Praça de Atendimento. De acordo com o prefeito Emidio, o Fundo Social de Solidariedade manterá, com ainda mais ênfase, sua campanha de Natal, cuja iluminação atrai visitantes para a cidade e que está se aproximando mais um Casamento Comunitário, onde serão unidos mais 400 casais
CONTROLE URBANO
O evento contou ainda com o ato de sanção da Lei que “dispõe sobre ordenação da paisagem e controle sonoro no meio ambiente urbano do município”. A Lei Viver Melhor Osasco, que ficou mais conhecida popularmente como Cidade Limpa é de autoria do Executivo e já havia passado por votação na Câmara Municipal. “Essa Lei vai nos ajudar a atender as reclamações que nos chegam, por exemplo, sobre barulho urbano, bares que excedem no som alto além do horário, carros que andam “tunados”, com o porta malas aberto”, disse o prefeito Emidio de Souza, complementando que a regulamentação também irá permitir o controle sobre a poluição visual, que “esconde a beleza da cidade”.