Na quinta-feira, 7 de abril, em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, a Secretaria de Saúde de Osasco promoveu um mutirão de serviços no Calçadão da rua Antonio Agu. Foram oferecidos testes de diabetes, pressão e AIDS e foram entregues preservativos e folders sobre a prevenção à dengue e à conjuntivite. É a primeira vez que a Prefeitura de Osasco comemora o Dia Mundial da Saúde dessa forma.
A diretora de Saúde Pública da secretaria, Mirtes Fabricanti, diz que a intenção com o evento foi valorizar a saúde e prevenir doenças. Ela afirma que o mutirão foi muito positivo: “Tivemos a presença de cerca de 2 mil pessoas. Um sucesso.”
A agenda do evento destacou também uma apresentação do Projeto Saúde com Movimento, uma parceria da prefeitura com o Instituto Acqua que tem como objetivo levar à comunidade atividades físicas como caminhada, alongamento, pilates e ginástica. Essas atividades foram realizadas no Calçadão e reuniram dezenas de pessoas.
Também foi disponibilizado o teste monoximétrico, que mede o nível de monóxido de carbono do corpo. “É um meio de alertar fumantes ativos e passivos sobre o alto nível da substância no corpo”, afirma a médica. Ela conta que o teste faz parte do programa anti-tabagismo realizado na Policlínica da Zona Sul, que ajuda quem quer se livrar do vício do cigarro e alerta aos riscos do tabagismo passivo. “Num nível de zero a 100, zero significando que não houve contaminação de monóxido de carbono, e 100 sendo o máximo, em Osasco o maior nível obtido foi 47”, revela.
O CAPS também esteve presente, com exposição de fotos do CAPS Infantil e de artesanato produzido pelos usuários do CAPS Álcool e Drogas e do CAPS Adulto.
A munícipe Maria Aparecida, moradora do Jardim Santa Rita, conta que achou a campanha muito útil. “Tem tanta gente com problemas de saúde e não fica sabendo. Com esse tipo de trabalho, essas pessoas podem descobrir problemas, ou simplesmente se prevenir deles”, conta, após fazer exames de diabetes e pressão, e saber que está tudo em ordem com sua saúde.
Legenda foto: Dra. Mirtes Fabricanti afere a pressão de uma munícipe e explica a ela a importância de diminuir o sal e fazer exercícios, como uma forma de combater a hipertensão.