Por ocasião do Dia Mundial de Luta Contra a Tuberculose, 24 de março, a Secretaria de Saúde de Osasco, por meio do Departamento de Saúde Pública, intensifica suas ações de combate à doença no mês de março. O objetivo é descobrir casos, tratar e curar pacientes com a enfermidade, além de promover a quebra da cadeia de transmissão, evitando também os casos resistentes.
A tuberculose (TB) é uma doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, mais conhecida como Bacilo de Koch (BK), que atinge principalmente os pulmões, mas também pode ocorrer nos gânglios, rins, ossos, meninges ou em outros locais do organismo.
Seus principais sintomas são tosse por mais de 15 dias, febre, suores noturnos, falta de apetite, emagrecimento, cansaço fácil e dificuldade respiratória. O diagnóstico pode ser confirmado com um exame simples e acessível, a baciloscopia de escarro (BK).
O tratamento é feito com medicamentos que não podem ser interrompidos até a alta do paciente. Se o doente não tomar rigorosamente os remédios, as bactérias podem ficar resistentes tornando a cura muito mais difícil. No município também é realizado o tratamento supervisionado que consiste na observação do profissional de saúde na tomada da medicação, sendo ofertados incentivos aos pacientes participantes deste compromisso de chegar à cura.
O secretário de Saúde, Gelso de Lima, alerta sobre a importância de se realizar um diagnóstico precoce e orienta para que o paciente procure seu médico ao sinal de sintomas.