Na manhã da quinta-feira, dia 24, o prefeito de Osasco, Emidio de Souza, participou, em Brasília, ao lado da presidente Dilma Rousseff, do ministro da Educação, Fernando Haddad e de centenas de prefeitos de todo o Brasil, da assinatura do termo de compromisso entre o governo federal e municípios para a construção de 718 novas unidades de educação infantil, das quais 5 irão beneficiar Osasco.
Emidio, que analisa que aumentar a oferta de vagas em creche é o maior desafio da educação em Osasco, fala sobre a importância da assinatura dos convênios. “Essa conquista é um grande ganho para a nossa educação. Vamos iniciar imediatamente os processos necessários para o começo das obras, para conseguir entregar as creches já em 2012”, disse.
Os recursos para as obras vêm do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância), agora inserido no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).
De acordo com a secretária de Educação de Osasco, Maria José Favarão, os convênios irão proporcionar construção de novos prédios para a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Maria Alves Doria, no Munhoz Junior, e para a Emei Ignês Colino, no Jardim América, sendo que ambas passarão a funcionar como Cheche e Emei (Cemei). Também são objeto dos convênios as construções de novas unidades de Cemei na região do Conjunto dos Metalúrgicos/Veloso, no Palmares/Bandeiras e no Munhoz Junior. “Para a administração do prefeito Emidio, a Educação não é uma bandeira, mas sim uma realidade”, disse.
Em Brasília, o prefeito também participou de almoço com Aloizio Mercadante, ministro da Ciência e Tecnologia.