Os profissionais do SAMU de Osasco iniciaram na manhã de quarta-feira, 16 de março, a primeira etapa do curso de capacitação e qualificação de procedimentos técnicos adotados em chamado de urgência e emergência, com o objetivo de padronizar e unificar o atendimento do serviço em todo o país.
O curso, que tem total apoio da Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Saúde, é realizado em parceria com o Ministério da Saúde e o Hospital Alemão Oswaldo Cruz. As aulas acontecem na própria sede do SAMU, na avenida General Pedro Pinho, 1250, no bairro Jardim Pestana.
Em Osasco, o treinamento é em atendimento pré-hospitalar (APH – atendimento emergencial fora do hospital e feito de maneira adequada, é responsável por salvar vidas, sendo também conhecido como resgate) móvel e envolve motoristas, técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos, além do pessoal que trabalha na escuta de rádio, a equipe de TIME (Treinamento Integrado em Medicina de Emergência) e rádio-operador.
De acordo com Sheila Pietrobom, enfermeira coordenadora de Educação Permanente do SAMU de Osasco, a intenção do Ministério da Saúde é, futuramente, estender o conteúdo ministrado no curso para toda rede municipal de saúde, Guarda Civil Municipal, Defesa Civil, escolas, empresas, população em geral e também demais órgãos que atuam em parceria direta ou indiretamente às atividades do SAMU.
A capacitação tem duração de um ano, com um total de 16 módulos, contemplando todos os técnicos e condutores do serviço. O curso tem carga horária total de 164 horas. As aulas dos módulos, que possuem entre 10h e 16h e ocupam em torno de três dias a cada mês, são divididas entre os turnos dos três plantões dos funcionários, de modo a não atrapalhar ou interromper as atividades diárias de cada equipe.
Os alunos contam com disciplinas teóricas e práticas, além de visitas técnicas monitoradas por supervisores. Todos os funcionários do SAMU passam por avaliações técnicas anuais de qualificação, por isso o alto grau de exigência e especialização no atendimento médico. O curso engloba também todas as unidades do SAMU do Brasil.
Durante o curso, os alunos passam por pré e pós-testes (provas finais de caráter eliminatório) para avaliar os conhecimentos assimilados em aula. As provas são corrigidas por membros do Ministério da Saúde. As provas são realizadas em dias específicos, agendados pelo Ministério, nas próprias unidades municipais do SAMU, sob a supervisão técnica da equipe da enfermagem do órgão federal. Os profissionais que fizerem o curso, após a certificação recebida, podem atuar em qualquer unidade do SAMU do país.
A prova é realizada em ambiente virtual, assim como as aulas que acontecem 100% no ambiente EAD (Ensino a Distância). Os alunos recebem material apostilado, podem tirar dúvidas online e estudar o conteúdo das aulas em casa (além de terem à disponibilidade virtualmente material complementar e cases na área). A presença é controlada pelo número de acessos no ambiente virtual da plataforma ministerial na internet. Durante a realização da prova, o aluno tem 30 minutos para responder 10 questões de múltipla escolha por módulo.
As disciplinas ministradas envolvem noções de Legislação e Saúde; Biossegurança; Atendimento de Emergências Clínicas; Traumáticas Pediátricas e Neonatológicas, Obstétrica, Múltiplas Vítimas; Técnicas de Salvamento e Resgate; Emergências Clínicas Neurológicas, Cardiológicas, Cirúrgicas, Respiratórias, Toxicológicas e Psiquiatria; Atendimento Aeromédico e terrestre; Gestão de Serviços; Situação de moradores de rua e Portaria do SUS (Sistema único de Saúde), etc.
De acordo com Eraldo Antonio Junior, coordenador de enfermagem do SAMU de Osasco, ao todo, 160 funcionários do SAMU serão avaliados pelo Ministério da Saúde em virtude da qualificação. Ele também falou das expectativas. “Com a realização do curso, independente do chamado que recebermos na Central, estaremos ainda mais bem preparados e qualificados para efetuarmos um bom atendimento”, resumiu.
Para Sheila, a capacitação trará significativas melhorias no atendimento aos cidadãos. “Eles receberão atendimento mais especializado, rápido e adequado a cada situação vivida. Sempre prezamos por esses princípios, mas com o curso poderemos oferecer ainda mais qualidade na prestação dos serviços. Como todo ano os protocolos mudam, é importante que estejamos atualizados para darmos melhor atendimento”, destacou.
O coordenador do SAMU em Osasco, Francisco Rodrigues, também destacou a importância do curso. “Temos o reconhecimento da população no que diz respeito aos nossos atendimentos e para manter o padrão de qualidade precisamos cada vez mais procurar conhecimentos específicos e abrangentes para atender bem a população nas ruas. A preocupação que temos em treinar e valorizar nosso pessoal também é fundamental e reflete positivamente no trato com o cidadão”, explicou.
O SAMU realiza, em média, 60 atendimentos por dia. Por ano, são mais de 20 mil casos atendidos somente em Osasco.
Quero agradecer pelo atendimento da equipe do samu da vila pestana,pela ajuda que a Cintia nos deu,no dia 27 de agosto de 2012,no acidente na av general pedro pinho,vila isabel as 7=00horas,e pela equipe toda que nos deu toda assistencia .E de admirar o profissionalismo,boa vontade,o cuidado com o acidentado,o carinho,o sorriso,e todo o adjetivo de bom que se possa achar.Nos dias de hoje eu fiquei orgulhoso de ser um cidadao osasquense,espero que nossos hospitais tenham dierigentes capazes de organizar e preparar as condiçoes para nos termos uma assistencia digna como o pessoal do SAMU.Cintia e Equipe beijos nos seus coraçoes muito grato walter jogi sato