Ação conjunta das secretarias municipais envolve remoção de árvores de grande porte e contenção de deslizamento de terra na estrada do Ariam, garantindo segurança às famílias que ocupam área próxima
A Prefeitura de Osasco está realizando uma grande ação intersecretarial com o objetivo de evitar problemas relacionados às chuvas no bairro do Jardim Santa Rita.
As medidas foram iniciadas no final da tarde de quinta-feira, dia 13, quando o prefeito Emidio de Souza esteve pessoalmente, no local, para conversar com moradores e anunciar os procedimentos. Também estiveram presentes os secretários municipais Luciano Jurcovichi (Serviços Municipais), Jorge Lapas (Governo), Waldyr Ribeiro Filho (Obras e Transportes), o coordenador da Defesa Civil, Mille Nascimento e o diretor do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), Domingos Carreira.
No dia seguinte, tiveram início medidas de contenção a um deslizamento de terra na Estrada do Ariam, que corta o bairro. Dentre elas, já foi feito o corte de 10 árvores de grande porte que ficam às margens da via pública. Também como parte da ação, a Estrada foi interditada em um raio de cerca de 1 quilômetro. A previsão é de que a via fique interditada por cerca de 2 meses, durante todo o período de chuvas, para a realização das obras, ação que foi necessária devido ao grande fluxo de veículos pesados no local.
A rota alternativa para os motoristas é acessar a Avenida Alberto Jackson Byington, a Avenida Presidente Médici ou Avenida Esmeralda para chegarem ao bairro Parque Mazzei e região.
Já no sábado, foi iniciado processo de remoção de 15 famílias que ocupam uma área de risco no bairro. O local apresenta perigo de deslizamento devido às fortes chuvas que vem atingindo, nos últimos dias, a cidade. De acordo com a Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano, todas deixarão suas casas até o final desta semana. O processo é acompanhado por assistentes sociais e as famílias serão inseridas no Bolsa Aluguel, programa municipal que garante a moradores de área de risco um auxílio de R$ 300, por mês, durante um prazo de até 18 meses, com possibilidade de prorrogação do período do benefício.
Mais de 100 pessoas estão trabalhando direta e indiretamente para garantir a segurança da comunidade do Jardim Santa Rita. A ação envolve agentes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, que ajudam com equipamentos, pessoal e na remoção das árvores, funcionários da Secretaria de Obras e Transportes, assistentes sociais da Secretaria de Habitação de Desenvolvimento Urbano (SEDHU), Fundo Social de Solidariedade (FSS) e Assistência e Promoção Social (SAPS), que fazem o atendimento às famílias, além do Corpo de Bombeiros.