Coordenado pelo comandante da Guarda Civil Municipal de Osasco, Gilson Menezes, o Conselho Municipal de Segurança Urbana promoveu nesta quinta-feira, 9 de dezembro, na sede da ACEO (Associação Comercial e Empresarial de Osasco), a última reunião de 2010. O encontro contou com a presença das principais autoridades e especialistas da área de segurança, que avaliaram as atividades realizadas este ano e discutiram as propostas para 2011.
O Conselho Municipal de Segurança Urbana conta com representantes de todos os órgãos responsáveis diretos pela segurança Pública, como a Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Civil Municipal, 4º Batalhão de Infantaria Leve, e é formado ainda por representantes de órgãos, CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), Corpo de Bombeiros, Instituto de Criminalística, IML, Defesa Civil, Secretarias de Saúde e da Indústria, Comércio e Abastecimento do município, Ouvidoria Geral de Osasco e OAB.
Durante a reunião, o comandante Gilson Menezes apresentou um balanço sobre as conquistas do Conselho no ano de 2010 e apontou como avanços reais a diminuição das reclamações na Vila Campesina, na Praça Padroeira do Brasil e também das referentes ao ponto de travestis na região da antiga Telesp. Também lembrou da ocupação territorial do espaço usado para “Feira do Rolo” pela GCM e Sica; o reforço na segurança da cidade por conta da formatura de 69 Guardas Civis e da aquisição de mais 5 viaturas; e o aumento da equipe do Corpo de Bombeiros que atende diariamente em três locais da cidade, sendo dois fixos e um itinerante.
Na oportunidade, também foram apresentadas e discutidas diversas propostas, entre elas a criação do bicicletário na região central, a retomada das ações para o fechamento de desmanches clandestinos, o início do combate à pirataria, o planejamento e a prática de ações de fiscalização nos cortiços, a criação de um canal de comunicação direta e indireta entre o Conselho e a comunidade, além da criação de uma sede própria para o Conselho. “A cada ano o Conselho se fortalece mais e implanta a cultura de um trabalho integrado entre o município, o estado e a iniciativa privada. Nosso objetivo é atuar no ordenamento da cidade e combater a criminalidade”, destacou o comandante Gilson Menezes.
A reunião contou com a presença de Erivan Gomes, subcomandante da GCMO; Nicolau Demizshi, diretor do Instituto de Crimilia da cidade de Osasco; Willian de Martini, diretor da SICA; Pedro Calixto, Conseg Centro; Isaias Vieira, Major subcomandante do 42ºBPM/M, e Pedro Coan, 1º tenente da PMSP do 42ºBPBM/M; Gileno Oliveira, supervisor de segurança da CPTM; Farid Ajouri, relações públicas da Defesa Civil de Osasco; Vítor Luiz Soares Lima, 2º tenente do 4º BIL; Dr. Mario Serafim, OAB-Osasco; e Osmar Mello, assessor do Demutran.