Na sexta-feira, dia 19, foi realizada a última etapa do II Concurso da Beleza Negra 2010, seguido de show com Vanessa Jackson e o Baile do Preto e Branco
Para comemorar o Dia da Consciência Negra em Osasco, a Coordenadoria da Mulher e Promoção da Igualdade Racial, que tem como titular Sônia Rainho, organizou uma série de eventos para o mês de novembro, do dia 1° até o dia 30. São eventos culturais e esportivos, que fazem parte da VI edição do projeto “Novembro Negro”. O Dia da Consciência Negra é comemorado no dia 20 de novembro, data em que o Movimento Negro do Brasil relembra a morte do líder Zumbi dos Palmares.
Na sexta-feira, dia 19, os destaques do VI Novembro Negro ficaram por conta dos eventos realizados no auditório do Centro de Eventos Pedro Bortolosso, no Km 18. No local, com a presença de um grande público, foi realizada a última etapa do II Concurso da Beleza Negra 2010, com a participação de 15 moças e 15 rapazes, selecionados entre 207 jovens inscritos. Os seis vencedores foram escolhidos por sete jurados.
Em seguida, foi realizado o Baile do Preto e Branco, uma tradição dos anos 60 que o Movimento Negro de Osasco está resgatando na cidade, conforme informou Sônia Rainho. Os dois eventos foram abrilhantados pelo show da cantora Vanessa Jackson. “É um grande orgulho para nós estarmos aqui hoje, no final deste concurso e também para realizarmos o Baile do Preto e Branco. O negro tem que continuar a sua luta contra a discriminação e qualquer tipo de preconceito. E, para isso, se tornam importantes eventos como estes, quando buscarmos resgatar nossas tradições e também para mostrarmos a beleza negra de Osasco”, disse Sônia Rainho.
O concurso Beleza Negra 2010 foi produzido pelo Núcleo Cultural Realeza Brasil. Já a direção artística é de Tiago Baroni.
Vencedores da Beleza Negra 2010
Rainha – Joana Ribeiro da Silva
Princesa – Priscila dos Santos Souza
Miss – Márcia Pereira dos Santos
Rei – Alisson Valentin de Siqueira
Príncipe – Anderson de Oliveira Silva
Mister – Mauricio Olegário da Silva Júnior
Jurados
Vera Lopes (Grupo Afro Dignidade)
Francine Moraes (cantora e atriz)
Maria da Paixão (locutora e atriz)
Marilândia Frazão (Secretaria da Educação)
Alberto Pinto (Grupo Carrefour)
Juvenal Silva (Casa do Cabelo)
Iya Ekedji Ogunlalê (Conselheira do Centro Cultural Africano)