Evento acontece no Teatro Municipal, no dia 24 e na UNIFIEO, no dia 25 e vai debater as ações de Economia Solidária no setor cultural
Nos dias 24 e 25 de novembro de 2010, acontece em Osasco a I Conferência Nacional de Economia Solidária da Cultural. O evento, realizado pela Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão/Programa de Economia Popular e Solidária, pelo Ministério da Cultura, Ministério do Emprego e Rede de Gestores de Políticas de Economia Solidária, tem como objetivo promover a discussão e proposição de Políticas Públicas à luz de práticas da Economia da Cultura e Economia Solidária.
Para o primeiro dia (24/11), está programada a abertura dos trabalhos no Teatro Municipal de Osasco, com dois painéis temáticos de interesse geral. Já para o segundo dia de evento (25/11), nas dependências do UNIFIEO, estão programadas nove mini-conferências com os temas: Finanças Solidárias e Crédito; Redes; Cadeias Produtivas, Arranjos Produtivos Locais e Comercialização; Propriedade Intelectual e Direito Autoral; Cultura Digital e Comunicação; Organização e Incubação de Empreendimentos; Etno-desenvolvimento; Políticas Públicas; e Mercado e Sustentabilidade.
De acordo com a secretária de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão, Dulce Helena Cazzuni, a cidade de Osasco já é considerada referência na geração de ocupação e renda na área da cultura e nos programas de economia popular e solidária. “Nosso objetivo é transformar o evento em um grande sucesso e trazer os segmentos culturais como teatro e cinema para o centro da discussão nacional, porque o País cresce e muitas pessoas passaram a consumir produtos culturais. Além disso, Osasco é um importante celeiro de novos talentos”, destacou.
Para o prefeito Emidio de Souza, o evento também é uma oportunidade de ampliar o diálogo com o setor cultural, além de ampliar as atividades do setor. “Em Osasco, tem uma luta constante para melhorar, cada vez mais, a qualidade de vida da população. E o incentivo às atividades culturais é uma das ações para atingirmos esse objetivo”, disse.
A Conferência contará com a participação de Gestores Públicos, Pesquisadores, Estudantes, Artistas, Organizações Sociais e Trabalhadores da Economia Solidária. Os debates promovidos pelas plenárias resultarão na “Carta de Osasco”, documento a ser entregue, em mãos, ao prefeito Emidio.
Informações sobre inscrição, programação e mais detalhes do evento podem ser acessados no site http://www.osasco.sp.gov.br/portaldotrabalhador/osascosolidaria/
Atividades culturais abertas ao público no Viaduto Metálico
Para a noite de 24 de novembro de 2010, das 19h às 23h, no Viaduto Metálico (Reinaldo de Oliveira) em Osasco, estão previstas algumas atividades culturais.
O evento, aberto ao público em geral, proporcionará um espaço para trocas de experiências e exibição de expressões artísticas e culturais como: teatro, poesia, roda de capoeira e música de diversos estilos (rock, reggae, funk, blues, jazz).
A atividade servirá de complementação e integração dos participantes da I Conferência Nacional de Economia Solidária da Cultura com os munícipes de Osasco e contará com a participação de grupos e artistas de todo o Brasil.
Endereços:
Teatro Municipal de Osasco – Av. dos Autonomistas, 1533 – Vila Yara
CEP 06020-015
UNIFIEO – Av. Franz Voegeli, 300 – Vila Yara
GOSTARIA DE PARTICIPAR