No mesmo evento, a corporação recebeu 5 novas viaturas, reforçando ainda mais a segurança da população
A Prefeitura de Osasco não pára de investir em segurança pública. Na manhã de 17 de novembro, o prefeito Emidio de Souza, prestigiou a formatura de 69 novos guardas municipais, em cerimônia que aconteceu em frente ao Paço Municipal da cidade.
No mesmo evento, também se formaram 15 agentes de Ferraz de Vasconcelos, 6 de Piedade e 6 de Caieiras, pelo Centro de Formação da GCM de Osasco que também atende outras cidades.
Na ocasião, o prefeito Emidio fez ainda a entrega de mais 5 novas viaturas e 30 jogos de equipamentos de contenção, para a equipe de Contenção de Conflitos, incluindo capacetes, escudos, caneleiras e mais 20 escudos para treinamento.
O evento foi abrilhantado pela da Banda do 4º BIL (Batalhão de Infantaria Leve) do Exército, sob a regência do capitão José Eduardo Leonardo.
A GCM de Osasco tem se tornado uma referência para outras cidades, que firmam parcerias para formar seus agentes de segurança. No Centro de Formação e Ensino da GCM de Osasco, os alunos das GCMs dos três municípios, assim como a turma de Osasco, tiveram 4 meses de curso, em um total de 700 horas. O curso incluiu uma grade com mais de 30 disciplinas, entre elas: Noções de Primeiro Socorro, Ética Trabalho da Guarda, Direitos Humanos Difusos e Coletivos, Educação Ambiental, Noções de Combate a Incêndio, Mediação de Conflito, Correção de Postura Corporal, Relações Sociais e Discriminação.
O prefeito Emidio de Souza, após entregar as 5 viaturas e os equipamentos de contenção, falou da satisfação em poder contribuir com a segurança também de outras cidades. “Quando temos coisas boas, devemos dividir. Temos um Centro de Formação que é uma base de apoio, para outras cidades que fazem seu treinamento aqui”, disse. Emidio citou ainda os investimentos que tem feito no setor, como a ampliação do efetivo da Guarda e da Central de Monitoramento. “Agora, a GCM de Osasco passa a contar com 410 guardas civis. A Segurança Pública é dever do Estado, mas a prefeitura pode dar sua contribuição investindo em treinamento e equipamentos. Em vigilância eletrônica, Osasco sai na frente com mais de 100 pontos monitorados pela guarda”, afirmou. “Esse é mais um passo dado na melhoria da Segurança Pública de Osasco, deixando para trás o descaso que antigamente marcava essa cidade”, enumerou.
Também durante a solenidade, o comandante da GCM de Osasco, Gilson Menezes, ressaltou que em administração pública não existe milagre. “Temos capacidade, empenho e trabalho. Os resultados não vêm do dia para noite, mas continuamos trabalhando, continuamos firmes a caminhar. E há 6 anos de gestão estou vendo que a frota vem se renovando e as compras de novos equipamentos aumentam”, frisou. Ele ainda informou que os novos GCMs tiveram 700 horas de curso, uma média acima do exigido pela Secretaria de Segurança Pública do Estado, que é de 500 horas.
Já Paulo Fiorilo, secretário da Administração deixou uma mensagem aos novos guardas. “Temos uma tarefa, que é contribuir com a segurança pública e servir o cidadão de Osasco, cumprindo o juramento”. Ele encerrou convidando os GCMs para participarem das atividades proporcionada pela prefeitura e estendeu o convite para participação deles no 2º Festival de Música do Servidor.
Ainda na cerimônia, o comandante do CPA – M 8, coronel Morelli, fez uso da palavra. “Como PM, venho agradecer a Guarda Municipal pelos serviços prestados ao município de Osasco. A nossa função conjunta é combater o malfeitor e combater aquele que quer tomar as coisas alheias. Não importa a cor do gato, o importante é pegar o rato”, afirmou.
O momento também ficou marcado por agradecimentos. Os GCMs formandos de Piedade, Sandra Konaur; de Caieiras, Adriano Udvori, de Osasco Andreza de Cássia Marcolino, representaram o grupo e dispararam elogios, agradecimentos e citaram momentos que marcaram o dia-a-dia do curso. A formanda Elaine Nogueira Candido homenageou o GCM 1ª Classe e paraninfo do novo pelotão, Claudemiro Aparecido Honero.
O evento foi encerrado com o desfile das quatro corporações que se formaram, seguido pelas 5 novas viaturas da GCM de Osasco.
Também estiveram presentes ao evento o deputado estadual Marcos Martins; os secretários Jorge Lapas (Governo); Claúdio Chapecó (Esportes Recreação e Lazer); Juracy Dalle Luca (Indústria, Comércio e Abastecimento) e Waldyr Ribeiro Filho (Obras e Transportes); a diretora de Comunicação Social da Prefeitura de Osasco, Emilia Cordeiro; o presidente da Câmara Municipal de Osasco, Osvaldo Vergínio; os vereadores de Osasco João Góis, Rubens Bastos e Josias da Juco; o comandante da GCM de Piedade, Antonio Sante representando o prefeito Geremias Ribeiro Pinto; o inspetor da GCM de Ferraz de Vasconcelos, Levi Valles, representando o prefeito Jorge Abissamira; o coronel Silas Santana, de Taboão da Serra, representando o prefeito Evilásio Farias; comandante da GCM de Caieiras, Adalberto, representando o prefeito Roberto Hamamoto: o chefe de Segurança Pública de Carapicuíba, Carlos Serafim; o sub-comandante da GCM de Embu das Artes, representando o prefeito Chico Brito; Luciane Zilmer, da corregedoria da GCM de Osasco; o corregedor da GCM de Osasco, Carlos de Oliveira; o capitão do 4º BIL do Exército Quintanilha, representando o comandante Darkwald; o comandante do 14º BPM, tenente coronel Ricieri; o diretor do IC de Osasco, Nicolau Constantino; Pedro Agueri representando o Ministério da Justiça; o secretário de Segurança Pública de Jandira, Paulo José Muniz, representando o prefeito Braz Paschoalin e o presidente do SINTRASP, Jessé de Castro; dentre outras autoridades.