Obras da unidade, que vai desafogar as UBS do Padroeira e Veloso, foram iniciadas pelo prefeito Emidio de Souza e pelo secretário Gelso Lima no último sábado, marcando uma importante conquista para a comunidade
Uma conquista da comunidade. Assim pode ser definido o início das obras da UBS (Unidade Básica de Saúde) do Parque Palmares, na manhã do último sábado, dia 7 de novembro. O projeto atende a uma reivindicação indicada por moradores da região nas plenárias do Orçamento Participativo (OP) e encampada também pela Pastoral da Saúde e pelo Centro de Cooperação por Moradia 1º de Maio, que doou o terreno onde está sendo construída a unidade. Além disso, faz parte das metas do eixo Saúde do Projeto Osasco 50 Anos, que também foi elaborado com ampla participação popular e traz uma série de diretrizes a serem alcançadas, em todos os setores da administração, até o cinqüentenário da cidade, em 2012.
Para expressar a importância da luta da comunidade pela UBS, foram escolhidas para dar início aos depoimentos do evento de lançamento da pedra fundamental da obra a representante da pastoral da Saúde, Dona Socorro, e a fundadora do movimento 1º de Maio, Sônia Rainho, que hoje é coordenadora da Mulher e Promoção da Igualdade Racial da Prefeitura de Osasco.
“Gostaria de agradecer a todos que lutaram por essa conquista”, resumiu Socorro. Já Sônia ressaltou que, além da luta por moradia, o movimento também milita por melhores condições de vida para as pessoas, o que inclui um bom atendimento em saúde. “É por isso que, quando fizemos o projeto habitacional, aqui no Palmares, já deixamos terrenos destinados a equipamentos públicos. Nós contribuímos para a qualidade de vida construindo moradias dignas. Mas o que precisávamos era de uma administração como a do prefeito Emidio de Souza, que olha para o povo e atende suas reivindicações”, disse.
O secretário de Obras e Transportes, Waldyr Ribeiro Filho, falou sobre as características da obra. “Esta será uma unidade com 368 m² de área construída e que vai contar com 4 consultórios de clínica médica e ainda consultórios de pediatria, odontologia, psicologia, ginecologia, farmácia, salas de coleta, curativos, vacinação e de inalação e medicação, além de toda a área administrativa”, resumiu.
A importância da luta popular pela UBS, comandada por Dona Socorro, também foi ressaltada pelo secretário de Saúde, Gelso de Lima. Ele afirmou ainda que a unidade faz parte de um projeto planejado de expansão da rede e que vai melhorar o atendimento em toda a zona Sul da cidade. “Quando elaboramos o Plano Municipal de Saúde, detectamos a necessidade de construir mais 4 UBS na cidade, visando atender determinação, do Ministério da Saúde, de que cada unidade desse porte deve atender uma população de 20 a 30 mil habitantes. A partir daí, construímos as UBS do D´Ávila, Aliança e Km 18 e agora iniciamos essas obras aqui no Palmares, que vão contribuir para desafogar as UBS dos Jardins Padroeira e Veloso, que hoje estão sobrecarregadas fazendo o atendimento de toda essa região”, explicou.
Por fim, Gelso disse que a unidade será modelo para a cidade. “Caprichamos muito nesse projeto. Ele conta, inclusive, com um mini-auditório, para realização de atividades com a comunidade, incluindo palestras para prevenção de doenças”.
O prefeito Emidio de Souza, por sua vez, afirmou que a UBS é um exemplo de que, quando administração municipal e comunidade se unem, os projetos dão certo. “Quando a cidade se une, tudo vai para frente”, disse. Ele também aproveitou para fazer um balanço dos benefícios levados pela administração municipal ao bairro, como asfaltamento, guias, sarjetas, feira livre e ainda a remissão de dívida de IPTU, o que vai permitir o desmembramento do pagamento do imposto e ainda a regularização fundiária dos imóveis. E falou sobre os projetos futuros. “O PAC 2, do governo federal, vai investir na construção de creches, quadras e áreas de lazer. Apresentamos vários projetos e, para o 1º de Maio, já garantimos recursos para uma Emei e uma creche”, disse.
Em seguida, Emidio assinou a ata de lançamento da pedra fundamental e plantou um ipê branco, no terreno, simbolizando o início das obras.
Também prestigiaram o evento o deputado estadual Marcos Martins, o vice-prefeito Faisal Cury, os secretários municipais Jorge Lapas (Governo), Cláudio Chapecó (Esportes, Recreação e Lazer), Mazé Favarão (Educação) e Sérgio Gonçalves (Habitação); a Coordenadora de Orçamento Participativo, Nice Abrantes; o Ouvidor da Prefeitura, José Pedro; o secretário-adjunto de Saúde, Maurício Rosa; a diretoria de Atendimento Primário da secretaria, Solange Cristina Silva; a diretora de Saúde Pública, Mirtes Fabricanti; o presidente da Câmara Municipal, Osvaldo Vergínio; os vereadores Eduardão, Valdomiro Ventura, Aluísio Pinheiro, Josias do Nascimento, João Gois, Rubens Bastos e Valmir Prascidelli; e delegados do Orçamento Participativo, dentre outras autoridades.