Prefeitura de Osasco realiza Campanha de Vacinação da Tríplice Viral

Vacina irá imunizar contra sarampo, rubéola e caxumba as crianças de um ano de idade, que ainda não foram vacinadas

Buscando sensibilizar a população a respeito da importância da prevenção de algumas doenças, a Secretaria de Saúde de Osasco realiza, de 20 de novembro a 12 de dezembro, mais uma Campanha de Vacinação da Tríplice Viral (SRC) para crianças de 1 ano de idade, que ainda não foram vacinadas. O objetivo é promover cobertura vacinal contra sarampo, rubéola e caxumba.

Os pais ou cuidadores devem levar as crianças, com suas respectivas carteirinhas de vacinação, ao posto de saúde mais próximo de sua residência. De acordo com o Departamento de Saúde Pública (DSP)de Osasco, a apresentação da carteirinha da criança irá possibilitar que seja feita também a atualização das vacinas.

Ainda segundo a diretora do DSP, dra Mirtes Fabricante, a campanha visa tirar Osasco das estatísticas da Secretaria do Estado da Saúde que registrou, em julho último, aumento da incidência de sarampo em vários municípios. O objetivo é ultrapassar a meta de 95% pactuada pelo município na Programação de Ações de Vigilância em Saúde, atingindo os 100% de cobertura vacinal da tríplice viral em crianças de um ano.

Saiba mais sobre sarampo, rubéola e caxumba

Sarampo – Causado por um vírus, o sarampo é transmissível de pessoa para pessoa por meio de espirros, fala ou tosse. Só após 4 dias de a pessoa ter sido infectada é que começam a aparecer as manchas avermelhadas pelo corpo. Os sintomas são: febre alta, tosse coriza, conjuntivite e manchas avermelhadas pelo corpo.

Rubéola – É transmissível de pessoa para pessoa pela fala, tosse e espirro. Como o corpo cria autodefesa, é uma doença que só se contrai uma vez na vida. A transmissão ocorre de uma semana antes até cinco a sete dias após o aparecimento das manchas avermelhadas. Os sintomas são: febre, aumento de gânglios no pescoço e manchas avermelhadas pelo corpo.

Caxumba – É transmissível de pessoa para pessoa pela fala, tosse e espirro. Os sintomas são: febre e aumento das parótidas (glândulas salivares).

Check Also

Dia D de Multivacinação acontece neste sábado (18) em Osasco

A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que no próximo …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * O prazo está esgotado. Atualize o CAPTCHA.