Caminhada contra o câncer de mama reúne mais de 300 pessoas em Osasco

Mais de 300 pessoas participaram da caminhada contra o câncer de mama no último domingo, dia 24, promovido pela Secretaria de Saúde de Osasco por meio do Departamento de Atendimento Primário com o Projeto Roda da Saúde e Programa Saúde da Mulher. Saindo do calçadão Antonio Agú, os participantes caminharam até o estacionamento do Paço Municipal.

O objetivo foi chamar a atenção sobre o câncer de mama na mulher e no homem, estimulando práticas preventivas em relação ao auto-exame, a responsabilidade pelo seu corpo, estimulando a busca de recursos necessários para este mau que ainda atinge um número expressivo de mulheres e que começa a afetar os homens.

Em outubro, considerado mundialmente como mês de combate e prevenção ao câncer de mama, o Projeto Roda da Saúde promoveu diversas ações de conscientização e esclarecimentos em vários bairros do município. Outros programas da Secretaria de Saúde também intensificaram a ações de conscientização em diversos equipamentos de Saúde de Osasco, na semana de 18 a 22.

Para Solange Cristina Silva, diretora do Departamento de Atendimento Primário, foi surpreendente o grande número de homens que participaram da caminhada. “Atingimos um dos objetivos que era estimular a participação dos homens, já que é uma doença que não afeta somente as mulheres”, destacou.

Segundo Julieta Guerrieri, coordenadora da Roda da Saúde a caminhada foi uma ação importante para consolidar o trabalho desenvolvido nas comunidades de grande vulnerabilidade. “Pela primeira vez, essas pessoas se deslocaram de suas casas e participaram de uma ação conjunta com a Secretaria de Saúde, após participar de oficinas de conscientização, sabiam o porquê e para que estavam ali, qual era o seu papel naquele momento”, comentou. “Algumas distribuíam informativos e orientavam os transeuntes a respeito daquele evento”, exemplificou.

Marta Almeida, coordenadora do Programa Saúde da Mulher, atentou para a necessidade do autocuidado e disse que só através dele é possível combater o avanço de doenças como o câncer de mama. “A participação de mulheres de todas as idades é a prova de que as pessoas estão despertando para este aspecto da saúde feminina e o mesmo se pode falar da grande participação da sociedade civil enquanto organismos que apoiaram e, não apenas, participaram”, frisou.

Colaboraram com o evento o Instituto Avon, Academia Panteras, Fanaticlows, Clínica Lares, Rotary Clube de Quitaúna e Carapicuíba, Banda Musical do 4º Batalhão de Infantaria Leve. Além dos colaboradores, vários segmentos da sociedade civil participaram, tais como comunidades envolvidas no Projeto Roda da Saúde (Rochdale, D’Ávila, Açucará, Jd. Bandeiras, Jd. Padroeira – Conjunto Vitória), Casa da Mulher, chefes das Unidades Básicas de Saúde, UNIFIEO, UNIBAN, Gênero e Raça e Comunidade Seicho-No-Ie.

Também estiveram presentes Mirtes Fabricante, diretora do Departamento de Saúde Pública; Solange Cristina Silva, diretora do Departamento de Atendimento Primário; Cláudia Garcia, diretora administrativa do Hospital e Maternidade Municipal Amador Aguiar; Sonia Rainho, coordenadora da Coordenadoria da Mulher e Promoção da Igualdade Racial; Emília Cordeiro, diretora do Departamento de Comunicação Social e João Góis, vereador de Osasco.

Milene Soares de Carvalho
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde de Osasco

Check Also

Prefeitura de Osasco entrega Bases Comunitárias Móveis

Nesta quarta-feira, 5, às 11 horas, o prefeito de Osasco, Emidio de Souza, entrega para …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * O prazo está esgotado. Atualize o CAPTCHA.