Com o tema “Observando e Refletindo Sobre Nossa Alimentação”, o Comsea (Conselho Municipal de Segurança Alimentar) de Osasco promoveu, na manhã do dia 21 de outubro, o III Encontro de Alimentação Adequada. O evento, que aconteceu no auditório do CATI (Centro de Atenção à Terceira Idade), teve como objetivo tirar propostas para o planejamento de políticas públicas de Segurança Alimentar para o exercício de 2011.
Participaram do encontro representantes das secretarias de Saúde, Educação, Meio Ambiente, Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão, Indústria, Comércio e Abastecimento e Assistência e Promoção Social, e dos departamentos de Abastecimento e Merenda Escolar, além de várias entidades.
A programação foi aberta pelo presidente do Comsea de Osasco, Marcos Miguel da Silva. “Dia 16 de outubro é o Dia Mundial da Alimentação, mas nós fazemos isto hoje, ressaltando as nossas ações em Segurança Alimentar”, disse.
Em seguida, resgatou a história do Comsea em Osasco. “Essa luta começou em 2003, quando criamos o primeiro comitê, chamado Fome Zero. Mas em fevereiro de 2006 aconteceu um marco importante para a cidade, quando o prefeito Emidio sancionou a Lei 4002, criando o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, que nos permite auxiliar o governo quanto as políticas de Segurança Alimentar”, lembrou.
Marcos citou também que 1 milhão de pessoas ainda passam fome no mundo e frisou os avanços do Brasil. “No governo do presidente Lula foi criado o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Também foi incluído no artigo 6º da Constituição Federal, o Direito a Alimentação. Com essas ações superamos a Meta do Milênio de Combate a Fome, que era prevista para 2015. E hoje, o Brasil é exemplo para todo o mundo”, explicou.
Em seguida, o presidente do Comsea de Mauá, Claudionor Borges da Silva explanou sobre os trabalhos do conselho na sua cidade, frisando os desafios. Outro representante de Mauá que participou como palestrante foi o ex-assessor do Comsea de São Paulo e assessor do conselho Mauaense, Marcelo Mazeta Lucas abordando o tema “Desafios e perspectivas na construção do SISAN (Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional).
Já o tema, “Estado nutricional de crianças menores de 5 anos atendidas pela Rede Básica de Saúde do Município de Osasco”, foi ministrado pela nutricionista do Programa de Saúde da Criança de Osasco, Luciana Sampaio Jorge.
Na ocasião, também foi apresentado o “Mapeamento das Ações e Programa de Segurança Alimentar e Nutricional no Município de Osasco”, pela assistente social da Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão, Julina Alves do Nascimento, que também é membro do Comsea de Osasco.
O evento foi encerrado com grupo de discussão formado pelos participantes, que trabalharam na elaboração de propostas para o próximo ano.