Moradores e comerciantes agradeceram também ao comandante Gilson Menezes pela maior presença de GMs no bairro
Como já estava agendado entre o comando da Guarda Civil Municipal e a diretoria da Associação de Moradores de Presidente Altino, nesta quinta-feira, dia 30, houve uma reunião entre moradores do bairro e o comandante da corporação Gilson Menezes, ocasião em que os altinenses falaram sobre problemas de segurança, fizeram reivindicações e também agradeceram ao comandante pelo apoio da GCM e pela maior presença de guardas no bairro, fatos que fizeram diminuir o índice de criminalidade em Presidente Altino.
Ao fazer um breve relato sobre as últimas conquistas e avanços da Guarda Municipal de Osasco sob a administração do prefeito Emidio de Souza, o comandante Menezes falou sobre a realização de dois concursos, depois de 15 anos, do aumento do efetivo, da compra de novas armas e viaturas, destacando a implantação do Plano de Carreira e a escolha de Presidente Altino para sediar o Centro de Formação e Ensino e a Academia da Guarda. “Sem dúvida, foram importantes conquistas que transformaram a Guarda Civil Municipal de Osasco numa das mais bem organizadas do país, graças à visão e ao apoio do prefeito Emidio. Escolhemos Presidente Altino para sediar o Centro de Formação e procuramos instalar o mesmo num local estratégico, próximo à praça central do bairro, justamente para que isso pudesse nos ajudar também no combate à criminalidade”, disse o comandante.
Para moradores e comerciantes a instalação do Centro de Formação da Guarda foi muito importante para o bairro, pois, a própria movimentação de viaturas que chegam e saem do local já inibe ação de criminosos. Eles agradeceram também pela presença de uma viatura que faz rondas pelo bairro e que permanece por um tempo maior na Praça Dicran Enchefrian no período das 21 horas à meia noite.
Em seguida, os moradores indagaram ao comandante se seria possível a presença de mais uma viatura numa praça, próximo ao viaduto que liga Presidente Altino ao bairro do Jaguaré. Segundo os moradores, nessa região têm sido registrados muitos casos de furtos e roubos e os assaltantes usam o local como rota de fuga para a Capital. Eles reclamaram também do problema da falta de sossego provocado por som alto em bares e em veículos tanto à noite como durante o dia.
Sobre essas reivindicações, o comandante afirmou que não poderia prometer a presença de mais uma viatura, uma vez que a GCM, além de cuidar dos bens públicos do município, tem que ajudar no policiamento em todos os bairros de Osasco, garantindo, por outro lado, que será intensificado o trabalho contra o barulho acima do permitido. “Estamos gratos pelo reconhecimento de vocês pelo serviço da Guarda, mas não podemos prometer aquilo que não poderá ser feito nesse momento”, disse. Ficou acertado, entre os moradores, que a viatura que fica na Praça Laurindo Camargo (Ponto Chic), fará um rodízio, dividindo o tempo de permanência nos dois extremos do bairro.
Ficou acertado também que nos próximos meses, a Associação irá programar uma reunião mais ampla entre moradores e comerciantes com os comandos da Polícia Civil, Polícia Militar e Guarda Municipal, para reivindicar uma presença maior do policiamento das Polícias Civil e Militar no bairro. O comandante Gilson Menezes garantiu que estará presente e reiterou que a Guarda Municipal está à disposição para ouvir e dialogar com toda a população de Osasco. Os moradores podem entrar em contato com a GCM através de dois telefones: 153 e 08007716511. A reunião foi realizada na sede social do Campo da Ford, localizado na Avenida Henry Ford, 373.