O prefeito Emidio de Souza prestigiou, na noite de sexta-feira, 20 de junho, a entrega da reforma e adequação do Centro de Cidadania Graciela Flores Piteri, para receber crianças e jovens do Programa “Osasco pela Vida”.
O programa tem como objetivo construir e executar políticas públicas para o resgate de direitos de crianças, adolescentes e adultos em situação de rua, risco pessoal e social. “Esse projeto tem como meta gerar, em médio e longo prazo, o fim das crianças nas ruas”, ressaltou o deputado federal, João Paulo Cunha.
“Osasco pela Vida” é uma realização da Secretaria de Assistência e Promoção Social (Saps) da Prefeitura de Osasco e tem o apoio do governo federal, por meio do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) do Ministério do Desenvolvimento Social de Combate à Fome e de entidades como o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O programa vai atender por meio de dois projetos: o “Vida Criança” e o “Vida Adultos”.
O Centro de Cidadania é uma importante unidade de atendimento da Saps. “A atual gestão vem efetivando vários sonhos de lutas passadas, tais como a ampliação da inclusão social das pessoas, o que fez com que a cidade de Osasco fosse avaliada como uma cidade plenamente capaz de exercer os serviços de assistência social”, informou Gilma Rossafá, secretária da Assistência e Promoção Social.
Para o prefeito Emidio de Souza, essa nova conquista precisa ser lembrada como um ato de democracia. “Hoje estamos colhendo o fruto de um extenso trabalho para a melhoria da política de Assistência Social na cidade. O que estamos vivendo hoje é a conquista da democracia”, ressaltou.
Participaram do evento o vice-prefeito Faisal Cury, os secretários Jorge Lapas (Governo e chefe de gabinete), Cláudio Sérgio da Silva (Espertes, Recreação e Lazer), Antonio Jardim (Indústria, Comércio e Abastecimento), Waldyr Ribeiro (Obras e Transporte); a coordenadora do Orçamento Participativo, Alenice Abrantes; o presidente da Câmara Municipal de Osasco, Osvaldo Vergínio e o vereador Nelson Matias.