Conselho tem por função o julgamento administrativo, em segunda instância, processos referentes aos tributos municipais
Em mais um salto no projeto de modernização da máquina pública, a Prefeitura de Osasco promoveu, na quarta-feira, dia 22 de setembro, a instalação do Conselho Municipal de Contribuintes.
Criado pela Lei Complementar Municipal nº183, de 03 de setembro de 2009, o conselho tem a função de fazer o julgamento administrativo em grau de recurso e em caráter definitivo, dos processos referentes aos tributos administrados pela Secretaria Municipal de Finanças.
Para isso, é composto por três representantes da própria secretaria; três da Secretaria de Assuntos Jurídicos e três da sociedade civil, por meio de representantes da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), CRC (Conselho Regional de Contabilidade) e Sescon (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento do Estado de São Paulo)
Durante o ato de instalação do conselho, realizado no gabinete do prefeito Emidio de Souza, o secretário municipal de Finanças, professor Estanislau Dobbeck, lembrou que, atualmente, os julgamentos em primeira instância desses recursos é feito pelas secretarias de Finanças ou Jurídico. E, sem segunda instância, pelo prefeito. “Com o conselho, nosso objetivo é dar um salto na forma de fazer a análise desses processos”, afirmou.
Em seguida, o coordenador do Conselho de Contribuintes, Osvaldo, falou de suas expectativas sobre o trabalho do grupo. “Será uma parceria produtiva para atender as necessidades da prefeitura e da população”, disse.
O evento foi encerrado com as palavras do prefeito Emidio de Souza. “As contendas entre contribuintes e Prefeitura geralmente envolvem arrecadação de tributos. E temos que tomar medidas para tornar a análise desses casos mais céleres e evitar o recurso ao Judiciário, o que não é benéfico para ninguém. Com esse conselho, criamos uma forma de fazer a conciliação. Além disso, ele fortalece o projeto de modernização da máquina administrativa, que já envolveu medidas como a criação do Novo Código Tributário, a implantação do ISS e da Nota Fiscal Eletrônicos e a redução do prazo para abertura de novas empresas”, enumerou.
Também prestigiaram o evento o vice-prefeito Faisal Cury, os secretários municipais Juracy Dalle Luca (Indústria, Comércio e Abastecimento), Jorge Lapas (Governo) e Julio Amorin (interno de Esportes, Recreação e Lazer); o coordenador de Relações Internacionais Aldo Rocha; e os vereadores Josias da Juco e Fábio Machado, além do presidente da ACEO, Andre Menezes.
Membros do Conselho do Contribuinte
Secretaria de Finanças
Titulares: Cristina Maria de Melo
Viviane da Silva Magacho
Igor Jefferson Lima
Suplentes: Fátima Aparecida de Souza
Clóvis Antônio Fraga
José Gonçalves
Secretaria de Assuntos Jurídicos
Titulares: Fabio Sergio Negrelli
Maria Isabel do Amaral de Paula Souza
Odair da Silva Tanan
Suplentes: Celisa Harumi Fuzihara Crepaldi
Edna Aparecida Martins
Lilian Champi Macedo
Pela OAB
Titular: Amaury Maciel
Suplente: Luiz Francisco Lippo
Pelo CRC
Titular: Nelson Piva
Suplente: José Augusto Vasconcelos
Pelo Sescon
Titular: Amir Gomes do Nascimento
Suplente: Valdeir Ferreira de Resende