Iniciativa será encaminhada ao Ministério do Meio Ambiente para concorrer a prêmio
Sob o mote “Eduque sua consciência, tome esta atitude” a Prefeitura de Osasco, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria de Saúde iniciou na manhã da última quarta-feira, 15 de setembro, a 1ª etapa da entrega de 2 mil canecas personalizadas para os servidores públicos do setor.
O objetivo do projeto é diminuir, o uso dos copos descartáveis, já que diariamente são utilizados 19 mil copos a um custo de R$ 290, e reduzir também o impacto ambiental, pois o plástico leva de 200 a 450 anos para se decompor. A idéia é motivar gestores, trabalhadores e toda sociedade civil a adotarem esta medida.
O CCZ está fazendo a entrega das canecas aos servidores, explicando e orientando sobre a finalidade da iniciativa. De acordo com o diretor da CCZ, o biólogo Fábio de Souza Cardoso, responsável pelo projeto, “o funcionário público tem o compromisso e o envolvimento ainda maior para o desenvolvimento social”.
Para o técnico da Vigilância Sanitária, José Tavares, “esse projeto é a mola precursora para a diminuição e conscientização do lixo”, disse.
A 1ª etapa envolveu a entrega de canecas aos setores: CCZ/Dengue, Vigilância Sanitária, Ranceníase, Tabagismo, Tuberculose, Núcleo Acolher, Saúde da Mulher, Saúde do Idoso, Vigilância Epidemiológica, Saúde da Criança, CERESTE, DST/AIDS, CAPS Infantil, CAPS Adulto e CAPS Álcool e Droga. Já na segunda etapa, que terá início em outubro, será feita a distribuição do material nas 35 UBSs, nos 2 Centros de Referência, e demais setores da saúde com a meta de atingir um total de 6.500 funcionários da Secretaria de Saúde.
Esta iniciativa será encaminhada para o Ministério do Meio Ambiente para concorrer ao 2º Prêmio Melhores Práticas da A3P (Agenda Ambiental na Administração Pública) que identifica iniciativas para a sustentabilidade.