Pais de alunos da rede municipal de Osasco são orientados sobre alimentação saudável

“Alimentação saudável para as crianças” foi o tema de uma palestra destinada aos pais de alunos da EMEI (Escola Municipal de Educação Infantil) Yolanda Botaro Vicente, na Vila Ayrosa. O evento foi promovido pela prefeitura, por meio do Departamento de Merenda Escolar da Secretaria de Indústria, Comércio e Abastecimento, no dia 9 de setembro.

Segundo a diretora da escola, Vanucia Ferreira Guimarães, o objetivo foi informar os pais da importância de uma alimentação saudável e também ampliar os laços com a comunidade. “Temos observado que as crianças não comem de tudo que é oferecido na merenda escolar pelas nutricionistas. Por isso, a necessidade de trabalhar uma parceria entre família e escola. Queremos que as crianças se alimentem melhor motivados por nós e seus familiares”, explicou. “Ter uma boa alimentação é garantia de saúde, que é importante para o desenvolvimento e aprendizado do aluno. Aquele que não tem uma alimentação saudável acaba tendo dificuldade para acompanhar as atividades”, completou a diretora.

A palestra foi ministrada pelas nutricionistas Márcia Braz Heigasi e Karem Yamaguishi. Elas informaram os participantes sobre as vantagens e conseqüências da boa alimentação. A Pirâmide Alimentar serviu de base para as palestrantes destacarem as funções de cada tipo de alimento. “Os pais são exemplo para as crianças e devem estar envolvidos na educação como modelos de alimentação saudável. Se vocês comerem verduras, frutas e legumes, as crianças vão passar a comer. Mas se os pais comem frituras e bebem refrigerantes os filhos vão acompanhar, afinal são vocês que preparam os alimentos”, informou Márcia.

Além da alimentação, a obesidade foi debatida. As nutricionistas chamaram atenção dos pais para envolverem as crianças em atividades físicas, lembrando que antigamente as crianças brincavam mais de pega-pega, esconde-esconde, taco, bola e corridas, dentre outras, e essas atividades foram substituídas pelos brinquedos eletrônicos, que tem seu lado positivo, mas estagnaram os movimentos.

A mãe do pequeno Lucas, Sueli Ramos, aprovou a iniciativa. “Achei a palestra interessante. Meu filho come legumes quando faço cozido em sopa, mas tenho algumas dificuldades com certos alimentos, porque trabalho, e quem cuida dele talvez não o incentive a comer. Já na escola, ele come influenciado pelos próprios amiguinhos”, disse.

Check Also

Prefeito Jorge Lapas cria canal permanente de diálogo com a juventude de Osasco

Em um “papo reto”, como ele mesmo classificou, com jovens da cidade, foi criada uma …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * O prazo está esgotado. Atualize o CAPTCHA.