Centenas de mulheres foram atendidas nos postos de Saúde de Osasco, onde colheram material para exame e receberam informações sobre a prevenção do câncer do útero
Investir na conscientização e na saúde preventiva da mulher. Esta é a palavra de ordem na Secretaria de Saúde de Osasco, que no sábado, dia 28 de agosto, promoveu mais um mutirão para a realização de exames de Papanicolau. Trata-se do exame que previne o câncer de colo uterino e que deve ser realizado por todas as mulheres, com vida sexualmente ativa, pelo menos uma vez ao ano.
Por determinação do secretário de Saúde, Gelso de Lima, os mutirões são realizados em todos os postos de Saúde da rede municipal. Durante os mutirões, são proferidas também palestras sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST) e de como as mulheres podem se auto examinar e se prevenir contra o câncer de mama. No posto de Saúde do bairro Helena Maria, as palestras foram proferidas pela diretora da unidade, Maria Joseisa Cardoso, que falou sobre a prevenção contra o câncer de mama, e por Rute de Oliveira Martinelli, que orientou as mulheres e deu informações sobre DST. Nesta unidade de saúde de Osasco já foram realizados 3.537 exames de papanicolau somente neste ano.
O papanicolau é um exame simples e que consiste na coleta de material da vagina e do colo uterino. Segundo a enfermeira Marlene Umbelina, responsável pela coleta do material no posto de Saúde do Jardim Helena Maria, caso no primeiro exame seja constatada alguma alteração, a mulher deve repetir os exames de seis em seis meses. Nesta unidade, a enfermeira Marlene foi auxiliada pela técnica Rosângela dos Santos, responsável pelo registro no computador de todas as informações sobre as pacientes atendidas.