Para comemorar o Dia do Psicólogo e homenagear os profissionais dessa área em Osasco, a Secretaria de Assistência e Promoção Social (SAPS) promoveu na sexta-feira, dia 27 de agosto, uma palestra no auditório da Faculdade Anhanguera. O palestrante foi Paulo Keishi Ichimura Kohara, mestre em Psicologia Social e do Desenvolvimento Humano pela USP que já trabalhou na administração municipal de Osasco e atualmente atua na Defensoria Pública do Estado de São Paulo.
Ao abrir o evento, a titular da SAPS, Gilma Rossafa, falou sobre a importância do papel social desenvolvido pelo psicólogo. “Promovemos esta palestra para que esta data não fique apenas na memória do psicólogo, mas também na memória da sociedade. Pois é importante que todos conheçam o papel imprescindível desempenhado por esses profissionais”, afirmou a secretária. A diretora da Faculdade Anhanguera, Gisele Braga Pinheiro também falou sobre o evento. “Estou há apenas um mês em Osasco, mas já me apaixonei por esta cidade, pelo seu desenvolvimento e, sobretudo, pelas atividades sociais de Osasco. Estamos felizes em receber vocês aqui e a Faculdade Anhanguera está de portas abertas. Parabéns a todos os psicólogos”, disse Gisele.
Complexidade da área
Ao iniciar a sua palestra, Paulo Keishi salientou que iria abordar a complexidade da área de atuação da psicologia e dos desafios que o profissional enfrenta no seu dia-a-dia. Em seguida, o palestrante deu ênfase aos princípios fundamentais do Código de Ética do Psicólogo, destacando: “O psicólogo trabalhará visando promover a saúde e a qualidade da vida das pessoas e da coletividade e contribuirá para a eliminação de quaisquer formas de negligência, discriminação, exploração e opressão”.
Tendo como base o tema: “O psicólogo em instituições de garantia e Defesa de Direitos – a atuação no SUAS (Sistema único de Assistência Social), ele desenvolveu a palestra sobre três pilares: Defesa, promoção social e controle; Intersetoriedade; e Psicologia e atuação política. “Os desafios são grandes em qualquer área de atuação e, então, o mais importante é que o psicólogo encontre saídas novas para solucionar os problemas com os quais ele se depara diariamente”, afirmou o palestrante.