Obra de arte a ser instalada na região central da cidade terá um relógio para contagem regressiva de tempo até a grande festa de fevereiro de 2012.
Nos próximos dias será publicado na Imprensa Oficial do Município de Osasco (IOMO), o edital que trata do concurso público para a elaboração, execução e instalação do totem/símbolo que marcará as festividades do cinqüentenário de Osasco a ser comemorado no dia 19 de fevereiro de 2012. Trata-se de uma obra de arte que terá a função de envolver culturalmente a população no significado do meio século de vida autônoma, desenvolvendo o sentimento de “pertencimento à comunidade”; ele deverá destacar a logomarca e o brasão de Osasco. O totem principal deverá medir entre 9 e 27 metros de altura e será instalado no Centro da cidade, enquanto 10 réplicas com medidas entre 3 e 9 metros serão colocadas nas regiões centrais de 10 bairros em locais de grande afluência de público.
O termo de referência sobre o concurso, destacando as especificações do totem principal e das réplicas, apresentação do projeto, critério para o julgamento, comissão julgadora e prêmio, foi elaborado pelo Departamento de Comunicação da Prefeitura, sob a coordenação da diretora Emilia Cordeiro. O prazo para a apresentação dos projetos será de 30 dias após a publicação do edital. Caberá ao vencedor do concurso um prêmio no valor de R$ 15.000,00 (quinze mil reais), enquanto que para o projeto executivo e a instalação do totem principal será destinado o valor de até R$ 85.000,00 (oitenta e cinco mil reais). Segundo o coordenador do Projeto Osasco 50 anos, Roberto Espinosa, “tanto o totem quanto o projeto que concede bolsas de estudo a estudantes de mestrado e doutorado com pesquisas sobre Osasco, tem objetivo de tornar Osasco mais conhecida externamente e internamente, mais consciente e comprometida com a construção do futuro comum”.
A criação do totem foi idealizada durante as discussões do Projeto Osasco 50 anos, iniciativa suprapartidária adotada pelo prefeito Emidio de Souza para estruturar o planejamento de médio e longo prazo da cidade e as festividades do cinqüentenário. O totem foi idealizado com dupla missão: servir de marco comemorativo dos 50 anos e como uma obra de arte permanente, conferindo unidade visual a Osasco, para mobilizar e unir ainda mais a cidade.