A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu, no dia 23 de junho, o encontro “A Violência Contra a Pessoa Idosa”, voltado a clínicos e chefes de unidade da rede municipal de saúde em comemoração ao dia 15 de junho, “Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa”.
No encontro, ministrado por Marília Berzins, assistente social especialista em gerontologia e doutora em violência institucional contra o idoso, foram abordados temas sobre direito constitucional da Terceira Idade, as possíveis formas de violência, a importância da notificação e da detecção por parte da equipe de saúde.
A violência contra o idoso pode acontecer de várias formas: maus tratos físicos e/ou psicológicos, negligência, abuso financeiro, material e/ou sexual, abandono, ou auto-abandono. E, na maioria das vezes, o agressor reside com o idoso, podendo ser um familiar próximo ou um cuidador profissional.
Marília observou que, muitas vezes, o próprio idoso não reconhece que está sofrendo maus tratos, achando que é normal passar por esta situação por causa da idade avançada. “Não é normal da idade maus-tratos, desrespeito e direitos não protegidos. Qualquer idoso que se sentir maltratado deve procurar os serviços de saúde”, ressaltou.
Segundo Berzins, eventos como estes são importantes, pois sensibilizam e informam sobre as diversas formas de violência, principalmente aos responsáveis por identificar, intervir e notificar aos serviços de saúde quando os idosos buscam ajuda.
Participaram também do evento o vereador Carlos José Gaspar (presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal); a diretora de saúde pública do município, Mirtes Fabricante; o coordenador do Núcleo Acolher, Nivaldo Lopes e a médica reumatologista e coordenadora do Programa de Saúde do Adulto em Osasco, Ana Paula Bazílio.
Milene Soares de Carvalho
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde de Osasco