A Prefeitura de Osasco, por intermédio da Secretaria de Saúde, promoveu no último sábado, dia 7 de junho, a primeira Oficina de Pipas de Osasco. Foi um evento marcado pela expressiva participação popular, aproximadamente 2.700 pessoas, e também pela forma descontraída de desenvolver a promoção da saúde.O evento aconteceu no SESI Piratininga, entre 8h e 12h, e contou com a colaboração dos Agentes Comunitários de Saúde na organização e orientação da Oficina de Pipas. Os participantes foram orientados na confecção de suas pipas e receberam o material e as produziram. No final do evento, todos foram empinar suas pipas formando no céu de Osasco a tão esperada “Revoada Saudável”.
Foram várias participações importantes, como por exemplo, o DEMUTRAN – Departamento Municipal de Trânsito, que levou uma pista para orientação sobre trânsito, equipes da Secretaria de Esportes, na descontração e integração dos participantes; a Secretaria do Meio Ambiente, distribuindo mudas de árvores; a Eletropaulo orientando sobre os perigos de soltar pipas próximo a rede elétrica; a equipe de vôlei Finasa, incentivando a garotada sobre a prática de exercícios; o próprio SESI, montando a cabana do ciclo da água explicando o seu uso racional e os riscos sobre poluição, além de levar grupos de Kung Fu e roda de capoeira.
“Foi uma brincadeira saudável”, salientou a diretora do Departamento de Saúde Pública e uma das organizadoras, Jaqueline De Pascalli, que disse ser esta a melhor maneira de saber e entender o que é promoção da saúde. “Brincar é muito bom, com saúde e segurança, melhor ainda”, complementa.
Foi acreditando na importância desse tipo de evento que a diretora Jaqueline entregou um artigo para reflexão, que segue abaixo.
Uma nova atitude frente à saúde
É muito sábia a máxima popular “prevenir é melhor que remediar”. Infelizmente, na prática, ela não é levada a sério. Muitos vivem pondo a própria vida em risco confiando na sorte, ou acreditando que os serviços de saúde estão aí, caso necessite. É a prática de se valer do Pronto-Socorro.
A Secretaria de Saúde, com o PACS (Programa de Agentes Comunitários de Saúde), pretende alterar essa realidade. Sua principal preocupação é a Promoção da Saúde, batalhando pela recuperação do ambiente e pela mudança de hábitos, diminuindo a possibilidade de surgimento das doenças.
Com a finalidade de gerar um movimento de reflexão sobre esse tema, o PACS está promovendo este evento, a 1ª Oficina de Pipas de Osasco – Revoar Saudável.
Este evento, revestido da característica de lazer, proporcionando uma integração pais-filhos, além de chamar a atenção para três pontos fortemente ligados à questão da prevenção de acidentes e da violência, que ocupam o 2º lugar entre as causas de morte no Brasil. O primeiro ponto é a falta de espaços adequados para o lazer, obrigando as crianças a brincarem com seus pipas nas lajes sem proteção de suas casas, sujeitando-se a quedas e traumas graves. O segundo é a questão do perigo representado pela presença de rede de alta tensão que é a fonte de enorme risco de acidente pela imprudência dos pipeiros. O terceiro, o mais sério, diz respeito ao emprego do cerol. É uma demonstração de violência contra o próximo, uma disputa sem sentido, reflexo de uma sociedade competitiva e sem solidariedade. Não bastasse essa simbologia, o cerol tem sido responsável por muitos acidentes graves e até fatais, pelas lesões que produzem, em particular, nos usuários de motos.
Como estamos prestes a entrar no período de férias escolares, este é o momento certo para essa reflexão. Acreditamos que este não é apenas um evento, mas uma oportunidade para que os participantes pensem na melhor maneira de promover sua própria saúde, organizando-se para auxiliar o poder público a prover condições e espaços adequados para atividades saudáveis que elevam a qualidade de vida.
O PACS – Osasco tem o firme propósito de se tornar uma alternativa eficaz e eficiente para dar à população de Osasco a saúde a que ela tem direito.
Assessoria de Comunicação
Fernando Carlos Tozi