No Dia Mundial sem Tabaco, 31 de maio, cerca de 1.300 funcionários públicos de Osasco participaram de mais um almoço temático no Restaurante do Servidor, onde a equipe do Programa Antitabagismo do município distribuiu folhetos explicativos e realizou pesquisa com os fumantes.
De acordo com o médico Michel Salim Bechara, do Programa Antitabagismo de Osasco, as ações realizadas nesta data foram voltadas à saúde e qualidade de vida dos funcionários públicos e, além disso, foi uma estratégia que possibilitou torná-los multiplicadores de informação. “A maior parte dos funcionários públicos são moradores da cidade e conhecem pessoas que são fumantes. Dessa forma, eles serão multiplicadores da saúde, podendo orientar aqueles que querem parar de fumar sobre onde buscar o tratamento contra o tabagismo”, disse.
Cristina Gomes, gerente do Restaurante do Servidor, falou que essa ação realizada pelo Programa Antitabagismo no restaurante foi muito bem aceita pelos servidores públicos. “Esta boa iniciativa da Secretaria de Saúde não poderia ter sido em outro lugar, já que aqui nós prezamos pela saúde do servidor por meio de uma boa alimentação, ponto comum ao propósito da campanha antifumo”, destacou.
Para a funcionária Ângela Souza, que fuma há 20 anos, esse foi o pior vício que adquiriu ao longo de sua vida, pois além de gastar dinheiro, prejudica a saúde. “É muito difícil parar de fumar por conta própria, mas com o amparo do tratamento é possível.” E completa, “Fico entusiasmada por saber que temos um tratamento completo gratuito em nossa cidade”.
O Programa Antitabagismo da Secretaria de Saúde funciona na Policlínica da Zona Sul, situado à Rua da Saudade, nº 100 no Jd. Bela Vista. Maiores informações no local ou pelo telefone 2183-0751.
Fonte: http://www.inca.gov.br
Serviço
Programa Antitabagismo
Local: Setor de Tabagismo na Policlínica da Zona sul,
Endereço: Rua da Saudade, nº 100 no Jd. Bela Vista
Telefone: 2183-0751
Milene Soares de Carvalho
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde de Osasco