Com a vitória, pelo segundo ano consecutivo, na etapa paulista do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor Mario Covas, na categoria Formalização de Empresas, o prefeito de Osasco, Emidio de Souza, se credenciou para disputar a etapa nacional da premiação, realizada no último dia 19, em Brasília. E, no evento, foi contemplado com o Selo de Finalista Nacional da VI Edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor.
O selo foi concedido aos 98 finalistas, entre 719 prefeituras, de todo o País, que foram classificadas para disputar a etapa nacional. Já a disputa, incluindo etapas estaduais, mobilizou 1,3 mil administrações municipais.
Em suas duas etapas, o prêmio reconhece e valoriza os administradores municipais que implementam ações de apoio aos pequenos negócios e de incentivo à cultura empreendedora.
Na categoria Formalização de Empresa, a Prefeitura faturou a etapa paulista e chegou à final nacional, apresentando um pacote de ações em benefício dos micro e pequenos empreendedores da cidade, e que tiveram como resultado direito à duplicação da participação do município na geração de empregos nas últimas duas décadas.
Uma das principais ações foi a redução da burocracia no processo de abertura de empresas. Por meio da reformulação do programa Osasco Legal, hoje é possível registrar uma empresa, em Osasco, em menos de 24 horas.
Outra conquista foi a implantação do novo Código Tributário, que reduziu a alíquota do ISS de 5% para 3% de 81 itens que passaram a integrar a lista de serviços da cidade, beneficiando, até 2009, 73% das empresas de serviços em atividade em Osasco.
Também prestigiaram a etapa final do prêmio o secretário adjunto de Indústria, Comércio e Abastecimento, Antônio Jardim e o Gestor de Projetos da secretaria, José Monção Silva.