A Secretaria de Saúde de Osasco participou da primeira plenária regional para a IV Conferência Nacional de Saúde Mental – Rota dos Bandeirantes e Região dos Mananciais – realizada em 29 de abril, no Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco.
Organizada pelo Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Saúde e parceiros intersetoriais, a conferência teve como objetivo a discussão da saúde mental na região; elaboração propostas e eleição de delegados, possibilitando a efetiva participação da região na III Conferência Estadual de Saúde Mental e na IV Conferência Nacional de Saúde Mental em Brasília.
A Secretaria de Saúde do município de Osasco, por meio da coordenação de Saúde Mental, propôs um debate público intersetorial para eleger, de forma democrática, propostas e diretrizes a serem encaminhadas, assim como a revisão das práticas assistenciais na lógica da Reforma Psiquiátrica e Sanitária.
O tema da Conferência foi “Saúde Mental – direito e compromisso de todos: consolidar avanços e enfrentar desafios”, e teve três eixos estratégicos: Saúde Mental e Políticas de Estado; Consolidar a Rede de Atenção Psicossocial e fortalecer os movimentos sociais; Direitos Humanos e Cidadania como desafio ético e intersetorial.
Compareceram ao evento mais de 300 pessoas, entre usuários, comissão organizadora, gestores, prestadores de serviços, servidores do Sistema Único de Saúde (SUS) e representantes dos intersetores, entre outros. Estiveram presentes também secretários de saúde e representantes das cidades de Osasco, Carapicuíba, Santana de Parnaíba, Barueri, Jandira, Itapevi, Pirapora do Bom Jesus, Embu, Cotia, Taboão da Serra, Embu Guaçu, Itapecerica da Serra e Vargem Grande Paulista.
Roberval Teixeira Vivot, coordenador dos Programas de Saúde Mental de Osasco, comenta que o evento foi realizado com sucesso, cumprindo todas as determinações regimentais propostas. “A realização da Plenária Regional, etapa preparatória para as Conferências Estadual e Nacional, é de suma importância para o avanço dos temas relacionados aos Programas e Políticas de Saúde Mental no Brasil”, ressaltou.
Após a apresentação dos eixos temáticos pelos palestrantes Sonia Barros, professora da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP); Silvio Yassui, professor da Universidade Estadual Paulista (UNESP) de Assis; Leonardo Pinho, representante da Economia Solidária; e o professor Antonio Lancetti, os participantes foram divididos em grupos de discussão por eixos, nos quais foram apresentadas as propostas para votação e posterior encaminhamento às plenárias estadual e federal. Foram eleitos os delegados representantes dos gestores, dos trabalhadores e dos usuários dos serviços de saúde.
Milene Soares de Carvalho
Assessoria de Comunicação da
Secretaria de Saúde de Osasco