Evento reuniu mais de 300 pessoas e também contou com a presença de crianças
Cerca de 200 mamães lotaram o auditório do Fundo Social de Solidariedade de Osasco, nesta quarta-feira, 5 de maio. Elas estiveram acompanhadas dos filhos, que receberam café e dividiram o bolo comemorativo dos Dias das Mães. O evento, organizado pela primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Márcia Abreu, reuniu moradoras dos bairros Jardim Veloso, Vila Vicentina e Menck, bem como outras mães cadastradas.
Na abertura, alunos de música do Conservatório Villa Lobos, da FAC FITO, tocaram para as famílias. Em seguida, o grupo musical da Guarda Municipal de Osasco se apresentou ao som de grandes sucessos da música popular brasileira com canções de Roberto Carlos, Elis Regina e Milton Nascimento, dentre outros.
Em seguida, Márcia Abreu, lembrou de uma importante figura materna de Osasco, a militante do PT e ex-presidente do diretório municipal do partido, Rose de Lima, que faleceu na noite de terça-feira, 4 de maio. “Gostaria de deixar meus sentimentos para uma mãe tão importante para a cidade de Osasco, Rose de Lima, que contribui para fortalecer os laços de amizade”, disse.
Após a homenagem, Márcia fez questão de ressaltar a importância dos trabalhos do Fundo Social junto às mulheres. “Hoje comemoramos o dia das mães e sabemos que grande parte das pessoas que atendemos são mães. A base do nosso trabalho é o auxílio à família e por isso visamos cuidar dela, que tem papel fundamental”, destacou.
A presidente do Fundo também reforçou as dificuldades enfrentadas pelas mães nos dias atuais. “Muitas vezes a mulher tem o companheiro do lado, mas também em muitos momentos o marido está ausente. A mãe da sociedade atual hoje é também pai, amiga e aprendeu a sair de casa para conseguir o sustento do filho”, disse.
Márcia Abreu deixou ainda uma mensagem para as mães durante a cerimônia. “Espero que vocês tenham o respeito e o carinho dos filhos. Espero também que possam criar homens e mulheres preparados para o futuro, pois como mães são vocês quem amparam e quem orientam o lar”, se emocionou. Ela lembrou ainda que por dia cerca de 200 pessoas são atendidas pelo Fundo Social, em especial uma grande parcela de mães.
Também houve o sorteio de cobertores, uma geladeira, fogões, kits de higiene infantil e panelas de pressão. Apoiaram a iniciativa as empresas: Mine, Espaço Criar, Auto Posto Alternativa, Pãozria, Sonopáz, Phisália, Paulo Pandovani e Makro, dentre outras colaboradores.
Isonete Cordeiro Nunes, 47, mãe e ajudante de produção, aprovou o evento. Com quatro filhos, ela explica serem muito importantes situações em que seja possível reunir a família. “Adorei as músicas e a aproximação de mães e filhos”, revela. A opinião é compartilhada pela mamãe de primeira viagem Tatiane Souza, 30, moradora na Vila Vicentina. “Nada melhor que uma bela comemoração para lembrar o Dia das Mães, que é na realidade todos os dias. Afinal, cuidamos de uma casa, do marido, e procuramos dar o melhor de nós”, comentou.
A dona de casa Maria Alves Pereira, 65, foi mais além e elogiou a organização. “Só dou dez porque não existe nota maior. A festa está ótima. Eu brinco e grito bastante mesmo. Temos que aproveitar esses momentos independente da idade, até mesmo porque esse é o nosso dia. Não perco nenhum Dia das Mães e já participo há quatro anos. Adoro esse evento da Prefeitura de Osasco”, finalizou.