Aulas práticas e teóricas fazem parte do projeto de capacitação dos servidores públicos municipais e incluem noções de primeiros socorros e direção defensiva
Dando sequência ao projeto de ampliar cada vez mais a qualificação dos servidores públicos municipais e, consequentemente, os serviços prestados à população, a Secretaria de Administração da Prefeitura de Osasco promove mais um curso de capacitação.
Os beneficiados, agora, são cerca de 70 motoristas de transportes leves, de todas as secretarias e autarquias municipais, que fazem,durante esta semana, um curso de 16 horas, abrangendo aulas teóricas e orientação prática, divididos em duas turmas.
Dados gerais do município de Osasco, estatísticas de acidentes, dicas de segurança, noções de cidadania e primeiros socorros são alguns dos temas abordados pelo professor Leonardo Luis Rolim Guimarães nas aulas teóricas, que acontecem no Departamento de Administração de Recursos Humanos. Segundo ele, o foco é a reciclagem dos assuntos mais relevantes em relação ao trânsito. “E todo esse trabalho tem como conseqüência a redução nos acidentes de trânsito”, explica.
Já a parte prática é voltada para a direção defensiva e acontece no pátio do Demutran (Departamento Municipal de Trânsito).
A iniciativa foi aprovada pelos servidores. “O motorista que dirige um veículo caracterizado deve dar exemplo, afinal é o espelho do órgão onde trabalha. O problema é que, com o tempo, adquirimos alguns vícios ao volante. E esse curso abre um novo leque de informações que deixa o motorista mais consciente”, afirma Alfredo Boriti Filho, motorista há 15 anos e que atua na Secretaria de Indústria, Comércio e Abastecimento.